sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Atenção: 4 motivos para você não fazer download de arquivos DLL na internet

Atenção: 4 motivos para você não fazer download de arquivos DLL na internet


Entenda a razão pela qual instalar uma DLL de terceiros pode ser perigoso.


Há pouca coisa mais frustrante do que você fazer a instalação de um programa que estava louco para testar e começarem a surgir erros na tela. Normalmente, quando o problema envolve uma DLL que esteja faltando, nosso primeiro instinto é procurá-la na internet e armazená-la no computador para que possamos, finalmente, usufruir do aplicativo em questão.
No entanto, esse é um comportamento perigoso que pode colocar a máquina em risco e deveria ser evitado. Neste artigo, separamos algumas das razões pelas quais pode não ser uma boa ideia recorrer a uma DLL de terceiros quando há esse tipo de problema no computador. Porém, vamos começar com uma breve explicação sobre o que é esse tipo de arquivo.

O que é DLL?

DLL é a sigla para “Dynamic Link Library” e se trata de uma biblioteca dinâmica que contém dados que podem ser acessados por mais de um programa instalado no computador. Eles são compostos por sub-rotinas armazenadas em disco que podem ser carregadas na memória e executadas quando um aplicativo realiza o seu acesso.
Uma DLL pode conter código, dados ou recursos (ícones, fontes, cursores, entre outros). Assim, há DLLs para as mais variadas funções, como efetuar o gerenciamento de memória para um aplicativo ou abrir uma janela de mensagem no sistema. Um aplicativo pode conter vários desses arquivos, fazendo com que as suas funções fiquem modularizadas no SO.
Dessa maneira, você pode fazer uma atualização de um programa no Windows em vez de ser necessário remover e instalar novamente a aplicação sempre que houver uma modificação por parte do desenvolvedor. Além disso, quando vários aplicativos utilizam uma mesma biblioteca de funções, o emprego de DLLs reduz a duplicação do código carregado pelo computador.
Tal fato exerce influência no desempenho tanto do software em execução em primeiro plano quanto de as outras aplicações abertas no Windows, fazendo com que tudo fique mais rápido.

Por que não baixar?

Abaixo, apresentamos alguns dos principais motivos pelos quais você deve evitar buscar uma DLL em um site quando encontrar esse tipo de erro.

1. A DLL pode ser parte do problema

Quando você faz uma instalação malsucedida, a falta de uma DLL envolvida comumente é um dos primeiros erros apontados, o que não quer dizer que seja o único. Como as DLLs são apenas partes dentro de um programa, ao baixá-las e fazer a instalação você pode estar resolvendo apenas uma parcela de um problema maior.
A DLL é parte do problema (Fonte da imagem: iStock)
Mesmo que instalar a DLL resolva a questão, essa pode ser uma condição temporária, fazendo com que outros erros ocorram posteriormente (inclusive, entre eles, a falta de outras DLLs). O ideal é que você tente corrigir esse tipo de situação reinstalando o programa que possui o arquivo ou uma versão diferente dele, que esteja mais atualizada ou compatível com a versão do Windows utilizada no seu computador, por exemplo.
Dessa forma, você possui uma chance maior de não haver mais problemas relacionados à instalação do programa. Caso a reinstalação do aplicativo não faça uma reparação ou a substituição da DLL sobre a qual você recebeu erros, uma alternativa é buscar o suporte técnico ou o fórum oficial do desenvolvedor em busca de uma solução.

2. Não há garantia da qualidade do arquivo

As DLLs são desenvolvidas, normalmente, pelo responsável pelos softwares. Assim, você vai encontrar esse tipo de arquivo produzido tanto pela Microsoft quanto por diversas outras empresas. Então, o cenário mais comum é que as DLLS sejam criadas como parte do pacote de instalação de um programa.
A qualidade não é garantida (Fonte da imagem: iStock)
Apenas o desenvolvedor do aplicativo pode ser capaz de garantir uma versão estável, segura e sem qualquer tipo de modificação da DLL de que você precisa. Assim, você não tem qualquer garantia de que a instalação vai resolver o problema quando a fonte não é a empresa responsável pela aplicação.

3. Os arquivos podem estar desatualizados

Este tópico tem a mesma premissa do anterior. Como um site de DLLs não é uma fonte aprovada pelo desenvolvedor do software, há uma grande chance de o arquivo estar completamente desatualizado. Por isso, se você baixar uma DLL em um site que não seja o do desenvolvedor do programa, ela pode simplesmente não ser compatível com a versão do programa que você está utilizando.
Da mesma maneira, ela pode estar desatualizada com relação ao Windows e não ser mais capaz de funcionar como deveria, o que não vai resolver o seu problema. Aqui também cabe uma observação: há DLLs que são compartilhadas por vários programas instalados no computador. Por isso, às vezes é possível que você receba um erro relacionado a uma DLL quando estiver utilizando um aplicativo e a causa ser a incompatibilidade por parte do desenvolvedor da aplicação com esse arquivo especificamente.
Para ilustrar esse tipo de ocorrência, podemos citar jogos para o computador. Uma atualização no DirectX pode modificar várias DLLs e fazer com que uma delas deixe de ser compatível com um programa, por exemplo. O arquivo em questão é fornecido pela Microsoft e, enquanto ele pode estar perfeitamente ajustado ao software ao qual pertence, nem sempre é o caso para aplicações de terceiros que o utilizavam em regime de compartilhamento.

4. Há risco de alteração na DLL

Dificilmente um site de DLLs seja uma fonte realmente confiável, tanto que a maior parte deles não possui sequer um setor de contato. Assim, não há qualquer responsabilidade referente ao conteúdo distribuído na página. Logo, quando você baixa uma DLL vinda de uma fonte que não seja totalmente confiável, ela pode estar contaminada.
Há risco de contaminação (Fonte da imagem: iStock)
Dessa forma, é possível que você baixe uma DLL contendo um vírus, o que pode resultar em problemas para o computador caso o seu antivírus não seja capaz de detectar a ameaça. Além disso, você também corre o risco de obter uma DLL alterada, que deixe o seu computador vulnerável a invasões.
Ambos são riscos que você corre ao instalar uma DLL de uma fonte duvidosa. Logo, o melhor, como já citado, é sempre evitar esse tipo de ação.

Se eu não posso baixar, o que fazer?

O ideal é que você localize o problema real, que provavelmente não é somente a falta de uma DLL. Como o sistema reporta um erro até que algo o resolva, mesmo que temporariamente, a instalação de uma DLL pode ser apenas uma solução temporária. Caso você não saiba o que fazer, é possível encontrar guias na internet que reportam erros semelhantes e obter uma solução.
Além disso, você sempre pode buscar fóruns sobre o programa e ver se alguém teve o mesmo problema e como fez para resolvê-lo. Da mesma forma, você pode procurar o suporte técnico ou um contato no site do desenvolvedor para esclarecer quaisquer dúvidas ou dificuldades que você esteja enfrentando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário