terça-feira, 27 de agosto de 2013

Saúde - Médicos cubanos irão para 23 municípios de Minas Gerais

Médicos cubanos irão para 23 municípios de Minas Gerais
Ministério da Saúde não revelou quantos profissionais irão para cada cidade
a imagem, chegada de médicos cubanos no primeiro dia de curso, ontem, em Brasília

Minas e São Paulo devem receber cerca de 30 médicos cubanos na primeira etapa do 'Mais Médicos', do governo federal. A informação foi confirmada nessa segunda-feira (26), mas estes números ainda podem sofrer alterações, de acordo com o Ministério da Saúde. No total, 23 municípios mineiros que não foram selecionados por nenhum profissional brasileiro na primeira fase do programa passarão a ter em suas redes de atenção básica à saúde profissionais de Cuba. O início do trabalho está previsto para 16 de setembro. Eles fazem parte da primeira leva de cubanos que desembarcou no país no último fim de semana, após acordo entre o governo brasileiro e o país caribenho. Até dezembro, outros 3.600 chegarão ao Brasil.
A permanência deles no país, no entanto, dependerá de um bom desempenho no curso preparatório, que começou ontem. Eles terão que ser aprovados em exames de português. Caso contrário, serão mandados de volta ao país de origem. “Vai ter uma avaliação da capacidade de comunicação, e pode ter gente que volte (se for reprovado)”, afirmou ontem o coordenador do curso, Rodrigo Cariri.
Médicos com formação no exterior passarão pela avaliação, com duração de três semanas. Serão oito horas diárias de aulas, de segunda a sexta-feira, totalizando 120 horas. Nesta semana, o foco será mostrar a realidade brasileira, como aspectos sociológicos, demográficos e políticos. A partir da próxima segunda-feira, eles serão orientados sobre a saúde brasileira e protocolos de atendimento de pacientes. Por fim, as últimas aulas serão dedicadas à ética e à legislação médica.

Capital. Os 16 profissionais diplomados fora do Brasil e que desembarcaram em Belo Horizonte no último fim de semana, entre eles portugueses, argentinos e mexicanos, também começaram a ser treinados ontem. O Ministério da Saúde, porém, não quis divulgar o local das aulas para evitar protestos das entidades médicas que são contrárias ao programa.
Representantes do Conselho Regional de Medicina de Minas (CRM-MG) afirmam que o governo utilizou a sede da Associação Mineira dos Municípios (AMM) para ministrar as aulas. “Tentamos entrar para acompanhar o trabalho, mas fomos impedidos. É segredo sabermos quem está ministrando essas aulas?”, questiona o presidente da entidade, João Batista Gomes. No entanto, o presidente da AMM, Toninho Andrada, negou a informação.
Ontem, eles assistiram ao documentário “O Povo Brasileiro”, do antropólogo Darcy Ribeiro, para entender as tradições do país.

Municípios mineiros
Acucena
Antônio Dias
Barão de Cocais
Dionisio
Funilândia
Gameleiras
Iapu
Icaraí de Minas
Jaboticatubas
Jaguaracu
Josenópolis
Mamonas
Mário Campos
Marlieria
Miravânia
Ninheira
Pai Pedro
Pingo D'Água
Prudente de Morais
São João das Missoes
São João do Oriente
São José da Varginha
Taquaracu de Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário