sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Secretário Gil Pereira é condenado por improbidade administrativa - Deputado se beneficiou de evento público durante campanha em 2004. Da decisão cabe recurso.


O desembargador Elias Camilo Sobrinho, da 3ª Câmara Civil do Tribunal de Justiça de Minas Gerais condenou, nesta quinta-feira (13), o ex-deputado estadual e atual secretário de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor), Gil Pereira, por improbidade administrativa. De acordo com o TJMG, o crime ocorreu quando ele tentava se candidatar a prefeitura de Montes Claros, em Minas Gerais, no ano de 2004. Da decisão cabe recurso.

Segundo o TJMG, o então deputado participou da festa de comemoração de 50 anos da cidade de Juramento, município vizinho de Montes Claros. O evento estava sendo promovido pelo prefeito do município no momento, Jânio Lima Borges. Na ocasião, o prefeito realizou o sorteio de 234 lotes aos habitantes carentes da cidade, e fez um discurso no qual promovia a candidatura de Pereira, incentivando a população a votar nele nas próximas eleições.

De acordo com a Justiça, foi entendido que o evento foi usado com objetivo eleitoral, já que os dois políticos aproveitaram o momento para promover Gil como futuro prefeito de Montes Claros. Lima Borges também foi condenado pelo mesmo crime.

O TJMG informou que a pena será a suspenção dos direitos políticos pelo período de três anos,  uma multa civil no valor de 10 vezes a remuneração do cargo de deputado, que ele já  exercia na época, além da proibição de contratação com o poder público.

O advogado de defesa José Sad Júnior informou, por meio de nota, que Gil Pereira confia que a decisão será revertida por meio dos recursos. Segundo ele, o caso não se trata de um ato de improbidade, e sim de uma conduta que é comum em todas as esferas de governo.

À reportagem do G1, a secretaria informou que não vai se pronunciar neste momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário