terça-feira, 30 de junho de 2015

JANUÁRIA MUDA TITULAR DA SAÚDE... DE NOVO - Manoel Jorge anuncia o nome do sexto titular papra a pasta em 30 meses de mandato


Ninguém consegue esquentar a cadeira de secretário de Saúde em Januária. Em 30 meses de mandato, o petista Manoel Jorge anunciou nesta segunda-feira (29), durante fala na Conferência Municipal de Saúde, no campi local da Unimontes, o nome do sexto titular da pasta – uma média de permanência de cinco meses para um deles. O novo secretário no cargo de alta rotatividade da saúde em Januária é o enfermeiro e mestre em engenharia biomédica Marcos Afonso de Araújo, 48 anos. 
O biomédico Marcos Afonso substitui a atual secretária Jacy Carvalho, nomeada em março e que não durou nem 90 dias no cargo. O prefeito reza para todos os santos para que Araújo consiga algum tipo de estabilidade que lhe permita cumprir os 18 meses que faltam para o fim do governo. 
O enfermeiro Marcos Afonso é de Bocaiuva, Norte de Minas, e acumula no currículo 16 anos de experiência na área de saúde. Manoel Jorge repetiu o mesmo blá-blá-bla de sempre: segundo o prefeito, o município terá uma nova metodologia de gestão para o setor, porque a chegada do novo secretário coincide o prometido apoio da Secretaria de Estado da Saúde para resolver a demorada crise no Hospital Municipal.
Os breves
O nome mais longevo na Secretaria de Saúde de Januária foi o do ex-secretário Onedes Bruno, recrutado por Manoel Jorge em Brasília de Minas, mas que virou desafeto de parcela da Câmara de Vereadores e foi obrigado a pedir o boné em fevereiro do ano passado, após 14 meses no cargo. Com a queda de Onedes, quem assumiu foi o então diretor-administrativo do Hospital Municipal, Hermógenes Júnio Pedreira. Depois de Hermógenes, passaram pelo cargo o Hemógenes Júnio Pedreira, o comunista Éder Castilho, cuja principal plataforma era a privartização do Hospital, e o também breve Jailton Xavier dos Santos.  
A saúde é, de longe, o maior desafio dos prefeitos de Januária e grande fonte de desgaste político. Com uma média de seis meses no cargo, convenhamos, ninguém consegue realizar um planejamento minimamente aceitável. Manoel vai tentar com Jacy Carvalho. Se não der certo ainda desta vez, e se a média até aqui for mantida, ele pode chegar ao final do mandato com o inacreditável rodízio de nove nomes pela pasta da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário