quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Janaúba MG. FUNDAJAN PASSA POR UM COLAPSO FINANCEIRO QUE PODE RESULTAR NO FECHAMENTO DO HOSPITAL A QUALQUER MOMENTO


JANAÚBA (por Oliveira Júnior, Fernando Lucas e Girleno Alencar) – O hospital da Fundajan, de Janaúba, em meados de agosto último, decidiu suspender a internação de casos de Neonatologia/Pediatria e Cirurgias Eletivas a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). E isso pode voltar a acontecer a qualquer momento. A Fundajan poderá fechar o hospital diante do colapso financeiro pelo qual a fundação enfrenta.
O principal motivo alegado foi o atraso no repasse dos recursos financeiros, que haviam deixado o hospital em dificuldades. A decisão, à época, surpreendeu a Superintendência Regional de Saúde, sediada em Montes Claros, que mandou uma equipe verificar a situação do Fundajan.
O comunicado foi enviado ao Corpo de Bombeiros e Samu, que são responsáveis por encaminhar pacientes. Na correspondência, os médicos diretores salientam que para não deixar a população desassistida, seriam assegurados os atendimentos dos casos de Urgência e Emergência e dos casos de Obstetrícia e Neonatologia. O Fundajan é o segundo maior hospital de Janaúba e região da Serra Geral e se destaca por contar com 10 leitos de UTI Neonatal. Na década de 90, chegou a apresentar os melhores indicadores brasileiros de atendimento neonatal.
A Fundação de Assistência Social de Janaúba é considerada Hospital Amigo da Criança por intermédio do desempenho da equipe do Hospital e Maternidade Sagrado Coração de Jesus, que tem a Fundajan como mantenedora. Segundo Luciano Sartori, presidente da Fundajan, o hospital está sem os medicamentos necessários para os atendimentos e não tem como adquiri-los devido à falta de recursos e dos repasses.
Alguns dias depois dessa atitude extrema por parte da direção daquele hospital, o governo liberou cerca de R$ 180 mil que daria, segundo eles, um fôlego para trabalhar.
Porém, agora, ao que parece, este fôlego está chegando ao fim e novamente os atrasos nos repasses colocam em xeque o atendimento hospitalar da Fundajan.
De acordo com Luciano Sartori, diretor-presidente da Fundação, existe a possibilidade de recursos, repassados pelo governo e que estão em poder da prefeitura, serem repassados à Fundajan. Porém, caso isso não ocorra, os referidos atendimentos serão, novamente paralisados. “Estamos na expectativa de que os repasses sejam depositados, ainda esta semana, para aí sim termos condições de adquirir medicamentos e conseguir novo fôlego”, disse.
Não é a primeira vez, em poucos anos, que a Fundajan passa por crise financeira. No ano de 2009 apresentou um alto prejuízo, acumulando dívida muito grande. O principal problema é a baixa remuneração paga pelo SUS. A superintendência regional de saúde, esclarece que Janaúba conta com gestão plena e define as ações que devem ser realizadas.
Luciano Sartori diz que a realidade é a de que, se o dinheiro repassado em agosto acabar, como deve ocorrer em breve, as coisas se complicam. Ele explica que, inclusive enviou ofício ao Ministério Público, que é o curador da saúde janaubense, à Superintendência Regional em Montes Claros e à Secretaria Estadual de Saúde, alertando para o grave problema e pedindo auxílio para que os recursos venham o mais rápido possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário