domingo, 2 de outubro de 2016

Humberto Souto fica em 1º lugar, mas resultado ainda não é homologado - Divulgação oficial ainda depende de resultado de recurso. Julgamento de recurso de Ruy Muniz será julgado na terça-feira (4).

Candidato a prefeito de Montes Claros, Humberto Souto (PPS), votou na Escola Estadual Abdias Dias de Souza (Foto: Taislaine Antunes/ G1)Novo prefeito de Montes Claros, Humberto Souto (PPS), é eleito com mais de 75 mil votos (Foto: Taislaine Antunes/ G1)

Humberto Souto (PPS) foi eleito no primeiro turno neste domingo (2) para prefeito de Montes Claros, no Norte de Minas, segundo o Tribunal Superior Eleitoral. Com 100% das urnas apuradas, Souto registrou 76.595 votos válidos, 54,89%. Em segundo ficou a candidata Leninha (PT) com 36.030 votos válidos; 25,82%. Veja apuração completa.
Arte Montes Claros (Foto: Arte/ G1)
O candidato Ruy Muniz recebeu 48.834 votos, mas como ele é considerado um candidato sob judice, os votos podem ser anulados. O recurso de Muniz será julgado na próxima terça-feira (4)
Humberto Souto representa a coligação “Pra fazer a mudança”, composta por 11 partidos: PPS, PP, PDT, SD, REDE, PEN, PTdoB, PV, PR, PSL e PRP. Humberto Souto tem 82 anos. “Como prefeito vou fazer muito mais por minha cidade”, afirmou ao G1.
Humberto Souto é contador, advogado e empresário. Nasceu em 03/06/1934 e entrou para a vida pública como vereador, em Montes Claros, em 1962. Depois, foi deputado estadual, sete vezes deputado federal, vice-presidente da Câmara dos Deputados, Líder de Governo, provedor do Hospital Aroldo Tourinho, ministro e presidente do Tribunal de Contas da União.
O político trouxe recursos públicos para a construção da Barragem de Juramento, principal responsável pelo abastecimento de água de Montes Claros; incluiu Montes Claros no Programa Cidades de Porte Médio, durante a administração Toninho Rebello, permitindo a construção da Rodoviária, subprefeituras, lavanderias e pacotes de pavimentação de vias de acesso aos bairros. Trouxe os Caics dos bairros Renascença e Maracanã, recursos para os prefeitos Toninho Rebello e Athos Avelino investirem na construção das avenidas Sanitária e Sidney Chaves.
Na Constituição de 1988, Humberto Souto incluiu emenda que concedeu o maior perdão de dívidas rurais para pequenos produtores rurais que sofriam grande seca. Ainda como deputado federal, Humberto Souto conseguiu recursos para a construção das principais barragens do Norte de Minas, como a Barragem de Bico da Pedra, que alimenta o Projeto Gorutuba. Entre outras grandes obras, foi responsável pela construção da ponte sobre o Rio São Francisco, ligando Pedras de Maria da Cruz a Januária, com 1.050 metros de extensão, na BR-135.
O vice-prefeito eleito é o empresário Adauto Marques (PP). Ele já foi vereador, deputado estadual, federal e concorre ao cargo de prefeito pela segunda vez.
Confira o resultado:
Humberto Souto (PPS) 54,89% 76.595 votos
Leninha (PT) 25,82% - 36.030 votos
Jairo (DEM) 18,37% - 25.636 votos
Glaucia Eliana (PMB) 0,91% - 1.271 votos
Jéssica Vianna (PSOL) 0,00% - 0 votos
Ruy Muniz (PSB) 0,00% - 0 votos

Do G1 Grande Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário