terça-feira, 4 de outubro de 2016

Ruy Muniz e Maurílio devem ser presos hoje pela PF


A Polícia Federal deverá prender às 17h de hoje o prefeito afastado de Montes Claros, Ruy Muniz, do PSB e seu filho Ruy Gabriel Queiroz Borges Muniz, para cumprir os mandados expedidos pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais, que decretou sua prisão preventiva pela acusação de irregularidades na Empresa Municipal de Obras e Serviços Urbanos (Esurb). Na noite de domingo, durante reunião com seus assessores, o prefeito afastado anunciou que não fugirá da Polícia Federal, como fez em 17 de setembro. Ele tem salvo conduto fornecido pela Justiça Eleitoral, por ter sido candidato nas eleições desse ano e por isso, somente a partir das 17 horas de hoje é que poderá ser preso. A mesma situação é do advogado e ex-prefeito Maurilio Arruda, de Januária.
Maurilio Arruda, de Januária (Foto: Divulgação)
O prefeito afastado Ruy Muniz tem vivido muitas dificuldades na área jurídica: no dia 18 de abril ele foi preso por determinação do Tribunal Regional Federal, de Brasília, acusado de ameaçar testemunhas e gestores da saúde pública e dirigentes dos hospitais. Ficou no Presídio Regional até o dia 10 de maio, quando sua prisão foi convertida em domiciliar. No dia 28 de agosto a prisão foi relaxada, mas ficou impedido de frequentar a Prefeitura e conversar com os servidores municipais. Na quinta-feira passada, dia 29, durante depoimentos na Justiça Federal, foi proibido de qualquer contato com os servidores arrolados como testemunha.
Depois, o Supremo Tribunal Federal expediu mandado de busca e apreensão em sua casa e em vários prédios da Soebras/Funorte, em inquérito que envolve a sua esposa, a deputada federal Raquel Muniz. Como ela tem foro privilegiado, somente o STF pode analisar os casos dela. Nesse caso, a denúncia é que o Grupo Soebras causou danos aos cofres públicos de aproximadamente R$ 300 milhões, ao se utilizar de título ilegal de benemerência, para não pagar impostos. O STF é a última instância para apreciação de qualquer processo, em território brasileiro.
Na semana retrasada foi a vez do Tribunal de Justiça de Minas Gerais expedir o mandato de prisão de Ruy Muniz e do seu filho, Ruy Gabriel, além dos presidentes da Esurb, Leonardo Andrade e Cristiano Junior. A operação seria realizada pela Polícia Civil de Belo Horizonte, mas como vazou, os federais prenderam Leonardo Andrade e Cristiano Junior. Ruy e seu filho ficaram foragidos. Ele só reapareceu no dia 19, depois de conseguir o salvo conduto, que acaba hoje às 19 horas.
  •  Por GIRLENO ALENCAR
  • http://www.gazetanortemineira.com.br/noticias/cidade/ruy-muniz-e-maurilio-devem-ser-presos-hoje-pela-pf

Nenhum comentário:

Postar um comentário