Mário Negromonte Júnior.
Mário Negromonte Júnior.

O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a abertura de investigação sobre o deputado federal Mário Negromonte Júnior (PP-BA) no âmbito da Operação Lava Jato.

Em decisão assinada dia 14 de dezembro, Zavascki atendeu pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) para ampliar apuração sobre o suposto recebimento de propina por parlamentares do PP. O deputado é filho do ex-ministro das Cidades, Mário Negromonte, que também é investigado na Lava Jato.

De acordo com a PGR, na campanha eleitoral de 2010 para deputado estadual Mário Negromonte Júnior recebeu doação oficial de R$ 85 mil da empresa Jaraguá Equipamentos Industriais. Segundo a procuradoria, o doleiro Alberto Youssef, condenado por atuar como operador do partido no esquema de desvios da Petrobras, afirmou que as doações oficiais da empresa se tratavam de propina, fato que era de conhecimento dos deputados do partido.

A assessoria do deputado informou que ele vai se pronunciar somente após tomar conhecimento da decisão.

Júnior, assim como o pai, é aliado político do prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, que também é secretário geral do PP na Bahia. Ribeiro garantiu apoiou ostensivo à sua campanha nas eleições de 2014. Mário conquistou 4.250 votos no município.

Com a Agência Brasil.