sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Menor jornal do mundo eleito pelo Guinness Book é relançado em MG

5, Agosto 2016 | Por Redação

vossa_senhoria
‘Vossa Senhoria’ foi idealizado pelo jornalista Leônidas Schwindt em Divinópolis (Foto: João Alves/Divulgação)
Um jornal que já foi reconhecido pelo “Guinness World Records”, o livro dos recordes, como o menor do mundo e que teve sua publicação interrompida por várias vezes desde o lançamento, há 81 anos, volta a circular neste mês de agosto em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas. Com 3,5 centímetros e altura e 2,5 centímetros de largura, o “Vossa Senhoria” será relançado no dia 20 de agosto, às 10h, no Teatro Municipal Usina Gravatá, dentro da programação da Festa Literária de Divinópolis (Flid). A publicação será mensal e a tiragem inicial será de mil exemplares, que deverão ser distribuídos em várias cidades mineiras e também em São Paulo. Os editores esperam poder enviar cópias a antigos assinantes que moram em várias partes do Brasil.
O “Vossa Senhoria” foi fundado em 18 de agosto de 1935 em Goiás (GO). A ideia ganhou o papel pelas mãos do gráfico e jornalista mineiro de Uberlândia Leônidas Schwindt. O tamanho original era nove por seis centímetros, passando depois para dez por sete centímetros, sempre com conteúdo político crítico, o que chegou a lhe render censura do governo federal em 1955, quando o país esteve sob estado de sítio.

Após esse período, tornou-se uma publicação semanal. Ainda com a assinatura do fundador, o jornal foi editado também em Abaeté, Belo Horizonte, Pitangui e, por fim, Divinópolis. Os exemplares em miniatura circularam até 1956. Leônidas morreu em 1972.
Após um hiato de três décadas, o “Vossa Senhoria” voltou a circular em 1985 em Divinópolis, editado pela jornalista Dolores Schwindt, filha de Leônidas. Ao descobrir que havia jornais menores que esse em outros países, a nova editora reduziu sucessivamente seu tamanho até o formato de 3,5 X 2,5, o que lhe rendeu lugar no livro dos recordes como o menor jornal do mundo em 23 de março de 2000.
Milton Nogueira, que assina a nova versão do jornal após comprar os direitos autorais da publicação da família de Leônidas, considera o “Vossa Senhoria” como patrimônio jornalístico do Brasil. “Resolvi relançar o jornal para manter a empolgadíssima odisseia de Leônidas Schwindt, um jornalista combativo no interior do Brasil. Minha amizade de juventude com a filha Dolores me levou a colaborar com a edição pequena, já nos anos 80 e 90. Em 2010, a outra filha, Dulce, me pediu que mantivesse a publicação. Estou confiante de que Leida Reis, notável jornalista e escritora mineira, será também uma ótima editora do ‘Vossa Senhoria'”, disse.

A nova responsável pela publicação falou ao G1 sobre a surpresa ao receber o convite para editar um dos jornais mais conhecidos do mundo. “Fiquei muito grata pelo convite. É um desafio fazer um jornal mensal e com tamanho tão reduzido, porque não podem ser matérias factuais. Pretendo manter a linha crítica combativa e trazer coisas interessante para o jornal. Uma das reportagens da nova edição que lançaremos é justamente sobre o fim do jornal e o que o trouxe de volta agora”, afirmou Leida Reis
Uma das presenças confirmadas para o evento de relançamento do jornal é a da professora aposentada Leonice Nunes Schwindt, única filha viva de Leônidas. Ela nunca trabalhou diretamente com o jornal, mas será homenageada e poderá falar ao público sobre o legado deixado pelo pai na imprensa.
Influência política
Um exemplo de mensagem política veiculada pelo “Vossa Senhoria” está em uma das páginas da edição de 2 de agosto de 1947. O texto diz: “As alianças dos partidos políticos em questões municipais nem sempre trazem resultados desejados. Na teoria, nas convenções, nos planos delineados, tudo parece fácil e bonito, mas na prática todas as falhas se apresentam. Os partidos políticos fazem como o gato que ensinou à onça todos os pulos, menos o pular para trás”.
O acervo do Centro de Memória do Livro da Biblioteca Municipal Ataliba Lago, em Divinópolis, inclui alguns exemplares do “Vossa Senhoria”. A consulta a eles é gratuita e pode ser feita na sede da biblioteca, à Avenida 7 de Setembro, 1.160, no Centro.
http://minashoje.com/2016/08/menor-jornal-do-mundo-eleito-pelo-guinness-book-e-relancado-em-mg/

Nenhum comentário:

Postar um comentário