Foto: Frei Valdo chama a atenção a atenção para que não retire da Constituição Federal um direito do estudante, ter acesso ao ensino religioso a partir de uma perspectiva ecumênica
Proporcionar um espaço de formação, divulgar produções que abordam o estatuto da disciplina de ensino religioso e promover reflexões entre os professores de ensino religioso e demais interessados é o objetivo da segunda edição do Seminário Norte-Mineiro para Formação de Professores de Ensino Religioso (Senomifoper) que acontece a partir das 7h desta quinta-feira (30). Ao longo de dois dias, os participantes terão a oportunidade de participar de palestra, minicursos e mesa-redonda. O evento é uma iniciativa do curso de Ciências da Religião da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e Pastoral da Educação, Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso (PEEDI) da Arquidiocese de Montes Claros.
De acordo com o assessor arquidiocesano da PEEDIr, Valdomiro Soares Machado (Frei Valdo), o seminário é uma oportunidade que a Pastoral da Educação, Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso e o curso de Ciências da Religião propõem uma discussão sobre o ensino religioso na grade curricular das escolas do ensino básico. “Essa discussão é de fundamental importância para que o ensino religioso não confessional e com o proposito de estudar a religião como uma área de conhecimento, assim como a língua portuguesa, a geografia e a matemática que respeite a pluralidade religiosa”, destaca Frei Valdo.
O assessor arquidiocesano da PEEDIr chama a atenção para que não retire da Constituição Federal um direito do estudante que é ter acesso ao ensino religioso a partir de uma perspectiva ecumênica.
As inscrições podem ser feitas nesta quinta-feira (30), a partir das 7h, no prédio 6 da Unimontes. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3223-8188 ou no endereço eletrônico:http://senomifoper3.webnode.com.
Programação
Na quinta-feira (30), os professores Heiberle Hirsgberg Horácio e Rosângela Silveira Rodrigues ministram o minicurso "Ensino Religioso Científico, Não Confessional, sobre Religiões e Religiosidades Diversas (aportes teóricos, práticas e didáticas)" para duas turmas, sendo uma na parte da manhã (8h às 11h30) e outra à tarde (13h30 às 15h30). O minicurso também será ministrado para outras duas turmas, nos mesmos horários, no segundo dia do seminário.
Na sequência será exibido o filme: "Kiozô - o Tateto do Sertão: perfil e representação do sacerdócio do Candomblé de Angola no Norte de Minas". O filme foi produzido pelo grupo do programa de Educação Tutorial em Ciências da Religião (PET/CRE). Acontece ainda a apresentação da Camerata de Violão da Universidade Estadual de Montes Claros.
O Seminário será aberto oficialmente às 19h. Na sequência, a professora Elisa Rodrigues, da Universidade Federal de Juiz de Fora ministra a palestra “Ciência da Religião e Ensino Religioso. Efeitos de Definições e Indefinições na Construção dos Campos".
No dia 31, a partir das 17h acontece a sessões de comunicação com os trabalhos produzidos pelos alunos do PIBID e dos professores de Ensino Religioso das escolas rede municipal e estadual da educação básica. Às 19h acontece a mesa-redonda "Ensino Religioso com base na(s) Ciência(s) da Religião", que será mediada pelo professor Heiberle Horácio e terá a participação dos professores João Décio Passos, da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) e Paulo Agostinho (PUC-Minas). O evento será encerrado com a apresentação do músico Jukita Queiroz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário