quarta-feira, 29 de novembro de 2017

12 reeducandos são inseridos no convívio social em Montes Claros

Apresentação à imprensa/ Mariana Correia



















Com direito ao regime semi-aberto e a atitudes externas, 12 reeducandos do Presídio Alvorada, em Montes Claros começam a ser inseridos no convívio social, nesta quarta-feira (29). Eles irão trabalhar na Secretaria do Meio Ambiente. 
“Eles serão servidores públicos e vão trabalhar na área de praças, jardins e manutenção dos parques da cidade. Nós temos que perder um pouco da hipocrisia da sociedade de tratar o detento com preconceito, justamente porque são pessoas. Eles estão tendo uma oportunidade e tenho certeza que vão aproveitá-la de maneira positiva” afirma o secretário de Meio Ambiente, Paulo Ribeiro. 
Existem 200 detentos aptos a participar do projeto. O intuito da secretaria é de que cerca de 50 atuem no meio ambiente da cidade. Os novos trabalhadores têm o papel fundamental de acelerar os serviços de Montes Claros.
“Todo mundo merece ter uma segunda oportunidade. Eu e todo mundo já cometemos vários erros e se eu não tivesse uma família estabilizada talvez estivesse no lugar deles. Nós estamos despidos do preconceito e dando oportunidade a eles e o tratamento será absolutamente igual aos demais funcionários”, garante Paulo Ribeiro.
O processo de adequação
Para integrar o Projeto, os 12 detentos participaram de encontros semanais onde foram preparados para serem inseridos na sociedade. Foram discutidos assuntos sobre a vida, à sociedade e liberdade com o intuito de tranquilizar a sociedade e adequá-los à nova vida.
“O diferencial do projeto é que ele foi feito em etapas. Então hoje, estamos na segunda. A primeira foi feita pela secretaria de desenvolvimento social que realizou uma série de oficinas com os reeducandos, preparando eles para sair para o trabalho”, explica o Promotor de Justiça do Ministério Público Estadual, Paulo César Vicente de Lima.
O principal benefício do Além das Prisões é a inserção do detendo à sociedade. Hoje, quem cumpre uma pena, um dia irá sair da prisão e a população deve estar preparada para isso.
“Nós temos que dar condição desse preso sair melhor. O grande objetivo desse projeto também é diminuir com a diminuição do preconceito, as pessoas vão progredindo no seu direito”, afirma Paulo César.
O Projeto
Para além das prisões é um projeto pioneiro e piloto em Montes Claros. As diferenças em relação aos programas já existentes é que há um trabalho feito com o preso e o acompanhamento da família e dos funcionários da prefeitura.
Os 12h presos foram selecionados por um acompanhamento psicológico e comportamental. O PAP contempla ainda as mulheres presidiárias também. Neste primeiro momento, todos trabalham de forma voluntária que o serviço seja abatido na pena.
 
Dilson Marques, representante da Pastoral Carcerária, ressalta que o projeto é ambicioso e é um grande passo.
“Nós sabemos que a mulher e o homem que estão privados da liberdade, só vão conseguir voltar ao seio da família e da sociedade através do estudo, do trabalho e da espiritualidade. Uma religião como referência faz muita diferença. É uma esperança que brota no coração de cada um e também no nosso que participou desse momento” frisa.
A expectativa é de que os reeducandos possam ser remunerados com um salário-mínimo e que empresários da cidade adotem o projeto.
O prefeito de Montes Claros, Humberto Souto, enfatizou sobre a responsabilidade do grupo em fazer o projeto ser um sucesso e que os demais 200 detentos sejam inseridos nele também.
“Esse tipo de projeto é importante para qualquer cidade do Brasil, não só aqui em Montes Claros. Ele procura apoiar e orientar os detentos, demonstrando a sociedade que pode confiar no trabalho de ressocialização que a Polícia tem feito”, afirma Humberto Souto.
Edson Porto Cordelho, de 28 anos, está preso há oito anos e há um ano conseguiu o direito de semi-aberto.
“A sociedade pode confiar em todos nós porque vamos fazer valer a pena à oportunidade que estamos recebendo. Todos nós estamos cientes do benefício que estamos recebendo e vamos honra-lo”, garante o reeducando
http://webterra.com.br/noticia/13625/12-reeducandos-sao-inseridos-no-convivio-social-em-montes-claros

Nenhum comentário:

Postar um comentário