segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

RESIDÊNCIA INCLUSIVA EM JANAÚBA COMPLETA 4 ANOS DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONA

 


Foto arquivo: Residentes, Coordenadora e Cuidadores da Unidade de Acolhimento Institucional Residência Inclusiva do município de Janaúba/MG em Julho/2019.


A Residência Inclusiva é uma unidade que oferta Serviço de Acolhimento Institucional, em tempo integral e ininterrupto, da Proteção Social Especial de Alta Complexidade do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) para jovens e adultos, na faixa etária entre 18 e 59 anos com deficiência, em situação de dependência, que não disponham de condições de auto sustentabilidade ou de retaguarda familiar. 


Esse acolhimento institucional deve ser viabilizado em residências adaptadas, com estrutura física adequada, localizadas em áreas residenciais na comunidade, sendo sua capacidade limite acolher até 10 (dez) pessoas. Preferencialmente, deve-se contemplar as pessoas de baixa renda, incluídas no Cadastro Único de Assistência Social – CadÚnico e do Benefício de Prestação Continuada – BPC. 


O trabalho realizado deve assegurar, aos residentes, a proteção integral, acolhida e acompanhamento humanizados, na finalidade de propiciar a construção progressiva da autonomia e do protagonismo no desenvolvimento das atividades da vida diária, a participação social e comunitária e o fortalecimento dos vínculos familiares, com vistas à reintegração e/ou convivência.


No munícipio de Janaúba, a Residência Inclusiva foi implantada em Fevereiro de 2017. Atualmente, localiza-se em área residencial, à rua Deusdete Gonzaga, 116, bairro Saudade. Encontram-se acolhidos 04 residentes, faixa etária entre 29 e 48 anos, todos beneficiários de BPC. 


E, em 2021, comemoram-se 4 anos de trabalho coletivo e de compromisso com a garantia dos direitos da pessoa com deficiência e institucionalizada. Promovendo a emancipação pessoal e social dos residentes, incluindo o desenvolvimento de habilidades e condições para optar por outro local de moradia, quando for possível, e, do desejo do residente. Preparando-os, assim, para o processo de desinstitucionalização e desconstruindo o paradigma de instituição total.


https://janauba.mg.gov.br/news/noticia/1387

Nenhum comentário:

Postar um comentário