Centro de Referência em Doenças Infecciosas – CEREDI
Muitas infecções são sexualmente transmissíveis: sífilis, HPV, hepatite B e C, HIV, dentre outras. E como diz o ditado “prevenir é melhor que remediar”, sexo seguro é com camisinha. Mas se vacilou e não usou, se ela saiu ou rompeu aí será necessário a profilaxia pós-exposição (PEP).
A PEP é uma medida de prevenção de urgência às infecções sexualmente transmissíveis (IST), que consiste no uso de medicamentos para reduzir o risco de adquirir essas infecções. Deve ser utilizada após qualquer situação em que exista risco de contágio, tais como:
• Violência sexual;
• Relação sexual desprotegida (sem o uso de camisinha ou com rompimento da camisinha);
• Acidente ocupacional (com instrumentos perfurocortantes ou contato direto com material biológico).
A PEP deve ser iniciada preferencialmente nas primeiras duas horas após a exposição e no máximo em até 72 horas. A duração da PEP é de 28 dias e a pessoa deve ser acompanhada por uma equipe de saúde.
O CEREDI possui equipe multidisciplinar capacitada para atender em todas essas situações. Nesse serviço também são realizados testes rápidos com resultados seguros e sigilosos. E em casos positivos há todo acompanhamento necessário e gratuito. Mas como o melhor é prevenir, em todas as Unidades Básicas de Saúde pode se adquirir, gratuitamente, preservativos masculinos e femininos. O maior responsável por sua saúde e sua vida é você mesmo. Proteja-se!
CEREDI – Rua Américo Gianetti, 418 B. Pe. Eustáquio – Telefone: 38214387
Nenhum comentário:
Postar um comentário