domingo, 22 de maio de 2022

IFNMG: 2º Processo Seletivo 2022 oferta vagas para cursos técnicos em Janaúba, Januária, Montes Claros e Pirapora

 2º Processo Seletivo 2022 do IFNMG oferta vagas para cursos técnicos em Janaúba, Januária, Montes Claros e Pirapora

Seguem abertas, até o dia 9 de junho, as inscrições gratuitas para o 2º Processo Seletivo 2022 do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), com vagas em cursos técnicos presenciais nos campi Janaúba, Januária, Montes Claros e Pirapora. Não haverá aplicação de provas para os candidatos, que serão selecionados por desempenho escolar, ou seja, por notas ou conceitos obtidos em disciplinas e séries que variam dependendo do curso escolhido e que devem ser comprovadas por histórico escolar ou documento equivalente. 

No total, são 380 vagas para cursos técnicos nas formas subsequente e concomitante/subsequente (confira relação de vagas abaixo). O curso técnico na forma subsequente é destinado a quem já concluiu o ensino médio. E na forma concomitante, o curso técnico destina-se a quem está cursando o 2ª ou 3ª ano do ensino médio em outra instituição de ensino.

O procedimento de inscrição é feito gratuitamente, por meio de formulário eletrônico disponibilizado no site do Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP), contratado pelo IFNMG para realizar o Processo Seletivo. É necessário preencher todos os itens do formulário, inclusive o formulário socioeconômico. O CPF a ser informado é obrigatoriamente do(a) candidato(a) e não dos pais, nem de qualquer outro responsável ou representante.

É necessário, também, anexar ao formulário de inscrição o histórico escolar ou documento equivalente (certificado ou declaração conforme modelo do Anexo II do edital) que comprove as notas ou os conceitos de disciplinas  exigidas na seleção, de acordo com o curso pretendido. Para os(as) candidatos(as) a cursos técnicos na forma concomitante/subsequente ao ensino médio, serão consideradas disciplinas cursadas no ensino fundamental II, no 7º, 8º e 9º anos, sendo as notas atribuídas a cada disciplina aplicadas aos seus respectivos pesos (de acordo com o curso escolhido). Para os cursos ofertados na forma subsequente, a seleção será realizada por meio de análise do desempenho escolar nas disciplinas cursadas no 1º ano do ensino médio, sendo a nota atribuída a este ano, aplicada ao seu respectivo peso.

O documento comprobatório de desempenho escolar (histórico ou equivalente) pode ser em formato originalmente digital (documento assinado digitalmente e que se possa auferir sua autenticidade) ou digitalizado (escaneado ou fotografado), desde que com boa qualidade. O arquivo deve ter, no máximo, 5 MB, em formatos PDF/JPEG/JPG/TIFF/PNG, e ser nomeado sem caracteres especiais, acentos e pontuação.

O  edital do processo está disponível para consulta neste portal eletrônico e no site do Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP)O IFNMG disponibilizará, também, o editail em Braille para os(as) candidatos(as) que necessitarem. A impressão das cópias será feita de acordo com a demanda. Para solicitar uma cópia, o(a) candidato(a) deve encaminhar mensagem para o e-mail acoesinclusivas@ifnmg.edu.br, informando nome completo, onde vai retirar a cópia (campus ou  Reitoria) e telefone de contato com DDD.

Cotas e heteroidentificação

Para todos os cursos, vale o sistema de reserva de vagas, conhecido como sistema de cotas. O IFNMG reserva metade das vagas para estudantes vindos(as) de escolas públicas, parte delas para candidatos(as) de baixa renda (com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita, o que corresponde a a R$ 1.818,00 por cada pessoa da família), autodeclarados(as) pretos(as), pardos(as) e indígenas e pessoas com deficiência. Da outra metade das vagas, 5% são reservadas para pessoas com deficiência e outros 5%, para quem veio de Escolas Família Agrícola (EFA).

Toda a documentação comprobatória necessária para garantir o ingresso do(a) candidato(a) via vagas reservadas deverá ser apresentada no momento de solicitação de matrícula.

Além disso, candidatos(as) que se autodeclararemm pretos(as) e pardos(as) para concorrer às cotas, se forem classificados(as) no Processo Seletivo, serão convocados(as) a se apresentar diante de uma banca que vai realizar a heteroidentificação. A banca baseia-se exclusivamente nos aspectos fenótipos do(a) candidato(a), que é o conjunto de características visíveis, a exemplo de cor da pele, textura do cabelo, formatos do rosto, lábios e nariz. A ascendência não é levada em conta, ou seja, não importa que pais, avós ou bisavós sejam negros – pretos ou pardos. Além disso, não serão considerados quaisquer registros (civis ou militares) ou documentos.

Se o(a) candidato(a) não se submeter ao procedimento de heteroidentificação, terá sua matrícula recusada para a vaga reservada à qual se inscreveu. Se for detectada falsidade na autodeclaração de preto(a) e pardo(a), além de ser eliminado do Processo Seletivo, o(a) candidato(a) estará sujeito(a) às penalidades previstas na lei.

Mais informações e dúvidas

Antes de se inscrever para o 1º Processo Seletivo 2022, é muito importante que o(a) candidato(a) conheça todas as regras da seleção, consultando o Edital nº 156/2022.

Os canais para esclarecer dúvidas são os e-mails contato@ibgp.org.br e cpsc@ifnmg.edu.br, além dos telefones (31) 3213-5526 e (38) 3218-7347.

Vagas por curso/campus 

Campus

Curso

Forma

Turno

Duração

Vagas

Janaúba

Técnico em Administração

Subsequente

Noturno

1,5 ano

75

Januária

Técnico em Edificações

Concomitante/Subsequente

Matutino

2 anos

40

Técnico em Manutenção e Suporte em Informática

Concomitante/Subsequente

Noturno

1,5 ano

25

Montes Claros

Técnico em Eletrotécnica

Concomitante/Subsequente Noturno

Noturno

2 anos

40

Técnico em Informática para Internet

Concomitante/Subsequente

Noturno

2 anos

40

Técnico Segurança do Trabalho

Concomitante/Subsequente

Noturno

2 anos

40

Pirapora

Técnico em Administração

Concomitante/Subsequente

Noturno

1,5 ano

40

Técnico em Agente Comunitário de Saúde

Subsequente

Noturno

1,5 ano

40

Técnico em Edificações

Concomitante/Subsequente

Vespertino

2 anos

40


---------

Departamento de Comunicação / Reitoria
Bráulio Siffert - (38) 99801-3530
Juliana Paiva - (38) 98801-4529

Nenhum comentário:

Postar um comentário