terça-feira, 3 de maio de 2022

NETINHO PERSONAL REALIZA PALESTRA NA SANTA CASA EM COMEMORAÇÃO AO ABRIL VERDE

 


Texto: Ana Paula Paixão / Fotos: Hudson Brazil

Com o tema “Ergonomia no trabalho, em casa e na vida”, a Santa Casa Montes Claros preparou dois dias de ação em comemoração ao Abril Verde - data celebrada no dia 28 em alusão a adoção de uma cultura permanente de prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais.

Para a engenheira de segurança do trabalho, Amanda Rafaella Santos, o objetivo da iniciativa foi promover a cultura de segurança e saúde ocupacional na instituição. “Nosso intuito é desenvolver cada vez mais a percepção de trabalho seguro e saudável, superando as expectativas. Proporcionamos aos colaboradores um momento de reflexão e autocuidado, estimulando a busca pelo bem-estar físico, mental e social; ressaltando a importância de cada um dentro do contexto institucional”, diz.

Durante os dois dias de evento, 28 e 29 de abril, Netinho Personal, de forma voluntária, ministrou a palestra “Seja você a sua melhor versão”. De acordo com o profissional, para falar de ergonomia é necessário, antes de tudo, falar de pessoas e sustentabilidade. “É importante entender, por exemplo, que o nosso corpo não foi feito para ficar parado, mas, obviamente, precisamos de tempo para descanso, seja ele mental ou físico”, afirma.

Um ponto interessante que o educador físico chama a atenção é em relação a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA) que, de acordo com ele, antes da pandemia não era considerada como patológica. “A SPA nada mais é do que a síndrome do pensamento acelerado. Um exemplo prático é quando você manda uma mensagem para alguém no aplicativo de mensagem e a pessoa demora visualizar e te dar retorno. Aí você já fica frustrado”, explica.

De acordo com o site Tua Saúde, a SPA é uma alteração na qual a mente fica repleta de pensamentos, estando completamente cheia durante todo o tempo em que a pessoa está acordada, o que dificulta a concentração, aumenta a ansiedade e desgasta a saúde física e mental.

Sintomas
Ansiedade excessiva.
Flutuação emocional.
Inquietação.
Intolerância a contrariedades.
Déficit de concentração.
Fadiga excessiva.
Cansaço ao despertar e até dores físicas (de cabeça ou musculares).
Queda de cabelo.
Entre outros.

Além disso, também é comum a sensação de que as 24 horas do dia não são suficientes para fazer tudo o que deseja.

ANA PAULA PAIXÃO

Jornalista / Analista de Comunicação / Assessoria de Imprensa Santa Casa Montes Claros

Tel.: 38 3229.2205 98834.1267

Nenhum comentário:

Postar um comentário