terça-feira, 2 de julho de 2013

ENFIM, É PRESO - O ex-prefeito de Montes Claros, Luiz Tadeu Leite (PMDB)

Ele precisou sair do Brasil para ser pego. Fugiu quando soube da operação que investiga o desvio de recursos públicos de prefeituras. Sua casa, em Miami, foi cercada por agentes do FBI, da Interpol e da PF brasileira

WALDO FERREIRA

O ex-prefeito de Montes Claros, Luiz Tadeu Leite (PMDB), foi preso ao meio-dia (horário local; 9 horas, horário de Brasília) desta terça-feira 2, em Miami (EUA), para onde tinha fugido ao tomar conhecimento de operação da Polícia Federal que investiga desvios de recursos públicos em  municípios de Minas Gerais, entre eles Montes Claros.
Desde as primeiras horas da manhã a casa de Tadeu em Miami permaneceu cercada por agentes do FBI, da Interpol e da Polícia Federal brasileira. Autoridades dos dois países acertam neste momento detalhes da chegada dele ao Brasil.
Enquanto o ex-prefeito estava cercado nos Estados Unidos, policiais federais, de posse de mandado judicial, vasculhavam sua residência em Montes Claros, no condomínio Portal das Acácias, apreendendo documentos.
Além de Tadeu, foram presos os ex-prefeitos de Janaúba, José Benedito Nunes, que é delegado da PF; de Pirapora e Lagoa dos Patos, Warmillon Fonseca Braga; o ex-procurador jurídico da Prefeitura de Montes Claros na gestão Tadeu Leite, Sebastião Vieira, atualmente ocupante de cargo comissionado na gestão do prefeito Ruy Muniz.
Outro  ex-procurador  do Município – no governo do ex-prefeito Jairo Ataíde -, Farley Menezes, foi levado à sede da PF em “condução coercitiva”, que nada mais é que um tratamento formal a quem é preso. Todos se encontram neste momento prestando depoimento.
Eles foram pegos na operação “Violência Invisível”, deflagrada com objetivo de desarticular organização criminosa que desviava recursos públicos de mais de uma centena de cidades de Minas, Espírito Santo, São Paulo e Mato Grosso do Sul, a partir de fraudes em processos licitatórios destinados à aquisição de precatórios judiciais.
Luiz Tadeu Leite e os demais fazem parte de  quadrilha que fraudava as licitações, direcionando as contratações a uma das empresas integrantes da organização criminosa, que vencia as concorrências com o compromisso de fazer a compensação entre precatórios judiciais e as dívidas das Prefeituras, sob o argumento de uma economia de até 30% sobre os valores devidos aos INSS, prática proibida expressamente pela lei.
Tadeu responderá por crimes contra a administração pública, formação de quadrilha, falsidade ideológica, fraude às licitações, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro, entre outros. A pena ultrapassa 30 anos.
Daqui - Entre 2009 e 2012, o jornal Daqui investigou Luiz Tadeu Leite por inúmeros crimes à frente da Prefeitura de Montes Claros, incluindo o superfaturamento da merenda escolar e os desvios de recursos públicos para financiar time de vôlei com o objetivo de eleger seu filho,  o agora deputado estadual Tadeu Martins Leite, o Tadeuzinho.
Além desses escândalos, o Daqui também descobriu que o ex-prefeito cooptava a imprensa, pagando o chamado “mensalinho” ou “cala-boca” a jornalistas e veículos de comunicação. Outra denúncia dava conta da criação da chamada “rádio peão”, para disseminar mentiras favoráveis à administração e contra adversários políticos. Cabos eleitorais faziam esse serviço constando na folha de pagamentos da Prefeitura. O esquema era comandado pelo cabo eleitoral Everaldo Ramos, outro que continua recebendo da Prefeitura, agora prestando “serviço” para Ruy Muniz.
O Ministério público se valeu das reportagens do jornal para oferecer denúncia à Justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário