segunda-feira, 29 de julho de 2013

Fórum incentiva geração de emprego e renda para usuários dos Caps

 17 de Julho de 2013

Fórum incentiva geração de emprego e renda para usuários dos Caps

Com o objetivo de incentivar a geração de emprego e renda aos usuários dos Centros de Apoio Psicossocial (Caps), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promove o II Fórum de Economia Solidária e Geração de Renda. O evento acontece nesta quarta-feira (17), no município de Girau do Ponciano, a partir das 8h e reúne usuários e profissionais dos Caps que integram a 7ª e 8ª Regiões de Saúde.
A iniciativa ajuda no tratamento dos usuários, que têm a oportunidade de se sentirem úteis, ao se integrarem à sociedade. Isso porque ao se tornarem produtivos, os usuários dos Caps passam a interagir com os mais variados segmentos, seja no momento de adquirir a matéria prima ou no momento de comercializá-la.
“Graças à luta antimanicomial, estamos revertendo esta visão equivocada de que os portadores de transtornos mentais devem ficar escondidos, o que prejudicava, ainda mais, o tratamento daqueles que eram abandonados nos hospitais psiquiátricos e manicômios”, afirmou o psicólogo Berto Gonçalo, que é gerente do Núcleo de Saúde Mental da Sesau.
O II Fórum de Economia Solidária e Geração de Renda tem como tema central a Inclusão Social pelo Trabalho e a Construção da Rede de Saúde Mental e Economia Solidária. Usuários e profissionais do Caps - terapeutas ocupacionais e demais profissionais que desenvolvam oficinas, oficineiros, usuários, coordenadores e gestores - irão participar do painel de abertura que aborda o Balanço da Área Técnica de Reabilitação Psicossocial.
Ainda na programação, consta a apresentação dos Empreendimentos e/ou Oficinas dos Caps da 7ª e 8ª Regiões de Saúde, exposição dos Produtos dos Empreendimentos e/ou Oficinas e debate sobre Protagonismo, Direito ao Trabalho e Economia Solidária.
No período da tarde, serão discutidas as Estratégias de Implementação da Rede de Saúde Mental e Economia Solidária, o Associativismo - Economia Solidária, além da inserção no mercado formal de trabalho, desenho setorial de qualificação profissional para a Saúde Mental, legislação e benefício.
Próximos fóruns - No dia 20 de agosto, o Fórum acontece em Piranhas e será destinado aos municípios da 9ª e 10ª Regiões de Saúde. No dia 17 de setembro, a 5ª e 6ª Regiões de Saúde se reúnem para a oficina em São Miguel dos Campos. No dia 20 de novembro, o município de Cajueiro sedia o fórum destinado às cidades da 3ª e 4ª Regiões de Saúde. O encerramento do fórum acontece em Maceió, reunindo os municípios da 1ª e 2ª Regiões de Saúde.
Fonte: Sesau

Nenhum comentário:

Postar um comentário