quinta-feira, 28 de maio de 2015

(Doença entre parênteses) é um documentário dirigido por Gabi Moscardini, Natacha Dominicci, Rafael Trovó e Victoria Macdonogh. 2014, Brasil, 16’07’’





Publicado em 25 de fev de 2015
(Doença entre parênteses) é um documentário dirigido por Gabi Moscardini, Natacha Dominicci, Rafael Trovó e Victoria Macdonogh.
2014, Brasil, 16’07’’

A realidade do “louco” e da “loucura” é vista e legitimada na sociedade como apenas doença, alienação, desajuste, irracionalidade e perversão. A loucura carrega um conjunto de práticas ancoradas na moralidade dos bons costumes. Violentamente, as práticas causam a exclusão e morte social desses sujeitos. O manicômio é a tradução mais completa desse controle e violência.
O caminho para lidar com a loucura não é a exclusão da sociedade, nem a imposição de tratamentos abusivos. Por isso, a luta antimanicomial, para colocar a doença entre parênteses e pensar na pessoa pelo o que ela é, e não pela doença que ela tem.

Documentário inscrito na XV Macacos Uerj (Mostra de Arte e Carpintaria dos Alunos de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário