sexta-feira, 29 de maio de 2015

Ônibus escolares no interior de SP transportam funcionários do governo Na cidade de Salto de Pirapora, o ônibus que deveria estar levando crianças para a escola está levando funcionários da prefeitura para almoçar.





Em uma cidade no interior de São Paulo, o problema com o transporte escolar da zona rural é a superlotação. Mas não por falta de ônibus. Quase 7h e os alunos da zona rural de Salto de Pirapora, interior de São Paulo, fazem fila para subir no ônibus.
Jornal Nacional: Sessenta e três hoje? E ainda veio faltando?
Motorista: Setenta e seis veio ontem!
Jornal Nacional: Quantas crianças chegam a subir neste ônibus por dia?  
Monitora: Sessenta e quatro, 65 alunos.
Jornal Nacional: E quantas deveriam estar? 
Monitora: Quarenta e cinco crianças.
Monitoras e motoristas vão dando um jeito para caber todo mundo.
Jornal Nacional: Os menorzinhos vêm três por banco?
Monitora: Três por banco. O que a gente faz, o pequenininho no meio para ele ficar apertadinho e dá um medo.
No período da tarde, o sufoco se repete. Dez crianças em pé. Têm uma menininha de apenas quatro anos. Para a gente, que é adulto, se segurar já está difícil, agora imaginem uma criança totalmente desprotegida, sem ter como se defender ou se segurar. O Jornal Nacional pegou a rodovia João Leme dos Santos, uma estrada bastante perigosa e que está em obras. E as crianças viajam na rodovia sem cinto de segurança e de pé.
São cinco quilômetros até a escola. E tem mais uma turma esperando.
Jornal Nacional: Se precisar brecar...
Motorista: Já aconteceu já, eu ando muito devagar, se der uma freada criança bate a cabeça.
Mas não falta ônibus escolar em Salto de Pirapora. O ônibus que deveria estar levando as crianças para a zona rural da cidade está estacionado em frente à prefeitura. Enquanto isso, as crianças estão andando nos ônibus que estão superlotados.
Jornal Nacional: Vocês são funcionários da prefeitura. Para onde vocês estão indo? 
Funcionária: Para almoçar.
Jornal Nacional: Almoçar?
Funcionária: Isso.
Jornal Nacional: Todo dia vocês fazem isso?
Funcionária: Sim.
Jornal Nacional: Nesse horário?
Funcionária: É.
O Jornal Nacional flagrou dois ônibus escolares fazendo este transporte. Eles foram comprados com verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação para o programa Caminho da Escola, que tem como prioridade o transporte de alunos da zona rural.
Funcionário: Normal, a gente vai almoçar de ônibus.
Jornal Nacional: Mas de ônibus escolar?
Funcionário: Nem sempre.
Moradores dizem que a situação se repete há mais de um mês. Mas o prefeito, Santelmo Xavier Sobrinho, do PMDB, rebate.
"Quebrou o ônibus estourou o para-brisa e aí foi arrumar parte elétrica. Ele usou estes dias estes ônibus, mas não é frequente isso aí. Mas os funcionários têm ônibus próprio transportar eles sim. Agora, se quebra um ônibus não se pode ocupar outro?”, afirma o prefeito Santelmo Xavier Sobrinho.
Jornal Nacional: Como é que você gostaria que fosse o transporte?
Aluna: Que todo mundo pudesse sentar.
O Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação vai encaminhar a denúncia ao Tribunal de Contas e ao Ministério Público Federal. A prefeitura pode ser enquadrada por improbidade administrativa, além de ter que pagar multa por uso indevido de recursos públicos.





Veja o outro vídeo com a entrevista do prefeito Santelmo abaixo, logo após as fotos.
_____________________________________________

Resolução/CD/FNDE nº 18, de 19 de junho de 2012

Dispõe sobre os critérios para a utilização de veículos de transporte escolar adquiridos no âmbito do Programa Caminho da Escola.
Art. 3º Os veículos a que se refere o Artigo 2º são destinados para o uso exclusivo no transporte dos estudantes matriculados nas escolas das redes públicas de ensino, nos trajetos necessários para:
              I.               garantir o acesso diário e a permanência dos estudantes nas escolas;
             II.               garantir o acesso dos estudantes nas atividades pedagógicas, esportivas, culturais ou de lazer previstas no plano pedagógico e realizadas fora da escola.


Desde o ano de 2013 os Micro-ônibus escolar do Programa Caminho da Escola é utilizado de forma irregular pela Prefeitura Municipal de Salto de Pirapora, e não adianta o Sr. prefeito negar ou dizer que estava em manutenção, pois os veículos foram utilizados por diversas vezes e diariamente para o transporte dos funcionários públicos municipais.

Vejam todas as fotos com os flagrantes no ano de 2013 -Clique aqui!












______________________________________________________

Pacientes de Salto de Pirapora reclamam de transporte inadequado

 Ônibus escolares estão sendo usados para levar pacientes (Foto: Reprodução/TV TEM)



quinta-feira, 2 de abril de 2015
Moradores de Salto de Pirapora (SP) que precisam viajar para outra cidade para passar por consultas e exames médicos reclamam do transporte disponibilizado pela prefeitura. O veículo está sem segurança e sem conforto. As vans destinadas ao transporte de pacientes estão paradas por problemas mecânicos e o único meio disponível é um micro-ônibus, que deveria ser usado apenas por estudantes que moram na zona rural da cidade.

Veja a reportagem completa com o vídeo - Clique aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário