sábado, 27 de maio de 2017

OPERAÇÃO DA POLÍCIA CIVIL DESARTICULA ESQUEMA DE LAVAGEM DE DINHEIRO NO RIO DE JANEIRO


Operação desarticula esquema de lavagem de dinheiro de facção criminosa no RJ

Por Nicolás Satriano, G1 Rio

Uma investigação realizada pela Delegacia de Combate às Drogas (DCOD) desarticulou o esquema de lavagem de dinheiro e revelou como funciona a estrutura financeira de uma das maiores facções criminosas atuantes no Estado do Rio de Janeiro. Carros de luxo, dinheiro e joias foram apreendidos. Dois dos veículos, entre eles um Jaguar avaliado em R$ 1 milhão, estavam no pátio da Cidade da Polícia nesta sexta. A Range Rover tem valor estimado em mais de R$ 100 mil.
Foram cumpridos 40 mandados judiciais (5 de prisão, 34 de busca e apreensão e 1 de condução coercitiva), ocorre simultaneamente em vários locais do estado, e conta com o apoio de 60 policiais civis, de 4 Delegados de Polícia do Departamento Geral de Polícia Especializada – DGPE e do Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro da Polícia Civil – LAB-LD .
A polícia apreendeu também computadores, tablets, notebooks, relógios, rádios transmissores, cordões, celulares e cadernos com anotações.
Durante seis meses de apuração, foi possível identificar pessoas que atuavam na lavagem do dinheiro do tráfico de drogas exercido pelas lideranças das comunidades do Muquiço, Acari, Serrinha, Complexo da Maré (Timbau, Baixa do Sapateiro, Vila do João, Vila dos Pinheiros e Conjunto Esperança), Complexo de Camará (Vila Aliança, Sapo e Coréia), Vigário Geral, Parada de Lucas, entre outras, todas com atuação de uma facção criminosa específica.
Também foram identificados imóveis, veículos, empresas e pessoas físicas utilizadas para dar aparência lícita ao lucro auferido com a mercancia ilícita de drogas. Com autorização da Justiça, foram quebrados os sigilos fiscais de várias pessoas físicas e jurídicas envolvidas nesse complexo esquema criminoso.


http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/operacao-desarticula-esquema-de-lavagem-de-dinheiro-de-faccao-criminosa-no-rj.ghtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário