terça-feira, 2 de maio de 2017

PRAÇA AYRTON SENNA É INAUGURADA NO IBIRAPUERA- SP



Praça em homenagem a Ayrton Senna é inaugurada no Ibirapuera, em SP

Por Vivian Reis, G1 São Paulo


A capital paulista ganhou nesta segunda-feira (1º) um ponto turístico para homenagear o ex-piloto Ayrton Senna. A inauguração da Praça Ayrton Senna do Brasil, na região do Ibirapuera, na Zona Sul de São Paulo, ocorre exatamente 23 anos após a morte do ídolo. O espaço fica junto ao Modelódromo do parque, espaço de prática de autorama e outros hobbies.
O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), inaugurou o memorial com sua equipe e com familiares do tricampeão mundial de Fórmula 1 nesta manhã. O projeto para a construção da praça custou R$ 300 mil e foi pago pela iniciativa privada através de doações.
A praça foi projetada pelo arquiteto Benedito Abbud e tem uma coroa de louros, um capacete de bronze doado pelo Instituto Ayrton Senna, um cachorródromo com obstáculos para competição de animais e um monumento de cinco metros de altura.
A irmã de Senna, Viviane Senna, participou da inauguração ao lado de Doria. "Esta manhã linda está parecendo uma manhã de domingo. Aquelas manhãs maravilhosas em que a gente sentia o coração bater mais rápido e via a nossa bandeira tremulando no lugar mais alto do pódio [quando Ayrton Senna ganhava]", disse a irmã do ídolo, emocionada.
A fala dela também teve um tom político. "O Ayrton representava todos os trabalhadores do Brasil. Por isso hoje, 1º de maio, nós temos um grande símbolo de gente que trabalha, que sua a camisa para chegar em algum lugar. Não é de graça, não é fazendo greve, é trabalhando que a gente levanta um país", completou.
Monumento
O monumento “Velocidade: Alma e Emoção”, que tem formato de um carro de Fórmula 1 com peso de 2,5 toneladas, ficava na entrada do Complexo Viário, mas foi removido e restaurado ao formato original, com uma bandeira em bronze, que foi furtada em 2004.
No dia 1º de maio de 1994, a TV Globo transmitiu ao vivo o Grande Prêmio de San Marino, em que Senna sofreu um acidente fatal. O país parou às 13h40 (horário de Brasília), quando a morte do ídolo foi anunciada para milhões de telespectadores que aguardavam ansiosamente alguma notícia. Um dia antes, o também piloto Roland Ratzenberger havia morrido no mesmo evento.


http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/praca-em-homenagem-a-ayrton-senna-e-inaugurada-na-zona-sul-de-sp.ghtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário