quinta-feira, 25 de maio de 2017

Seminário discutirá crise na barragem do Bico da Pedra


Cemitério ressurgiu depois que as águas da
barragem Bico da Pedra abaixaram (Foto: Michelly Oda / G1)

Qual a situação da barragem hoje? Poderá faltar água para a irrigação? E o abastecimento humano? Que consequências virão com a possível suspensão da irrigação nos projetos?

Estão questões, cujas respostas poderão criar uma nova realidade socioeconômica na região, serão discutidas durante o seminário “A Crise Hídrica na Região da Serra Geral”, movimento idealizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, presidido por José Aparecido Mendes Santos em parceria com o Instituto Brasileiro de Cidadania e Combate à Pobreza – Humanus, coordenado pelo sociólogo Arnaldo Alves Pereira.

Na visão de José Aparecido, o seminário trará luz a uma questão que vem preocupando, sobremaneira, a população da Região da Serra Geral. “Em função da longa estiagem e de um histórico de chuvas pouco acentuado, esta região depara, neste momento, com um de seus maiores problemas”, entende o líder sindical ao se referir à possibilidade de suspensão do fornecimento de água para efeito de irrigação nas margens do rio Gorutuba.

Há muito, a classe de produtores rurais, especialmente fruticultores, vem demonstrando preocupação com o baixo índice pluviométrico e, consequentemente, com a drástica queda do nível de água no reservatório da barragem do Bico da Pedra.

No entanto, até o momento, não houve uma mobilização de autoridades e produtores rurais para discutir o espinhoso assunto, que poderá ocasionar consequências devastadoras caso não sejam tomadas medidas mitigadoras de seus efeitos. “Há de se pensar nas desastrosas consequências sociais, que virão, caso haja, de fato, a suspensão de água para a irrigação”, disserta Arnaldo Pereira, ao comentar que o seminário é uma forma de repensar o futuro, criando uma forma de rever o papel dos agentes e autores sociais sobre a responsabilidade de cada um com a construção de uma sociedade que atenda as demandas de todos. 

De acordo com José Aparecido, o objetivo do seminário é conclamar a classe de produtores rurais, órgãos de cooperação e instituições que, de uma forma ou outra têm seus interesses ligados com a questão, para uma ampla discussão. “Aqui estamos falando de toda a população, já que as consequências da omissão poderão causar problemas sem precedentes”, comenta o presidente do sindicato que, indo mais longe, entende que o movimento abordará alternativas que poderão minimizar os efeitos de uma possível suspensão de água para irrigar os projetos que dependem da barragem do Bico da Pedra.

Na visão de Arnaldo Pereira, até o momento não houve uma discussão mais profunda para questionar algumas situações, tais como: Como absorver a mão-de-obra que poderá ficar ociosa caso os projetos sejam paralisados? O que pode substituir/complementar as formas de produção de riquezas vigentes? Qual o impacto que a paralisação dos projetos poderá causar no mercado local? Qual a dimensão social dessa paralisação? “Não há tempo a perder, a situação está colocada e exige medidas rápidas e responsáveis”, comenta Arnaldo Pereira, pedindo urgência na tomada de atitudes.

A realização do seminário encontra suas justificativas na importância que a produção dos projetos de irrigação exerce no cenário socioeconômico regional.

Hoje a região, às custas da Barragem do Bico da Pedra e de poços artesianos produz milhares de toneladas de frutas e grãos, gerando milhares de empregos diretos e indiretos. E, como se não bastasse, ainda há de se pensar nas atividades ligadas à pecuária e outras atividades.

Isto significa geração de renda, mantendo aceso o comércio, oferecendo emprego e garantindo dignidade e cidadania a milhares de famílias.

Caso nada seja feito, a região viverá momentos nunca antes vivenciados pela população, criando um retrocesso histórico.
Portanto, este é o momento de se discutir o assunto.
O seminário acontecerá durante o período da 36ª Expô Janaúba, no dia 09 de junho, entre às 08 e às 12 horas, no Centro Cultural.

A programa prevê a discussão de vários temas, como: “A crise Hídrica e seus impactos socioeconômicos”, que será abordado pelo presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, além de outras autoridades que dissertarão sobre “A realidade do reservatório da barragem do Bico da Pedra”, “A produção de frutas em Janaúba e Nova Porteirinha”, “As obras de bombeamento dos canais de irrigação”, “A pecuária de confinamento como alternativa econômica”, “Novas alternativas de produção no semiárido” e “A crise e seus impactos socioeconômicos”.

Participe e mostre que você tem responsabilidade social.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário