quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Os Correios não detêm monopólio na entrega de encomendas

 


É muito comum o debate sobre o monopólio dos Correios em diversos canais de comunicação. Uma confusão sempre aparece relacionada a este tema: a entrega de mercadorias (encomendas) no Brasil é uma atividade completamente liberalizada, havendo no País milhares de transportadoras em plena operação. Toda vez em que o tema da privatização dos Correios aparece, geralmente ele é relacionado a este setor em específico e muitas pessoas ficam achando que só os Correios podem fazer entregas de encomendas. Então, para ficar claro, neste segmento a empresa pública concorre diariamente com outros players de logística, sem nenhum privilégio.
 
Mesmo assim, num mercado totalmente aberto, os Correios são líderes de mercado no segmento de encomendas até 30 kg. Isso acontece não por terem qualquer monopólio, mas pela abrangência de seus serviços, pelos preços praticados e pela qualidade de seu serviço. E essa liderança vem desde o surgimento do comércio eletrônico brasileiro, potencializado na origem exatamente pela criação do e-SEDEX pelos Correios.
 
Nesse contexto, de mercado aberto e competitivo, não faz nenhum sentido concluir que a sociedade terá algum benefício com a privatização dos Correios. Pelo contrário, sob controle privado, os preços praticados tenderão a subir significativamente, como ocorreu em todos os casos de privatização havidos. O melhor e mais recente exemplo disso ocorreu em Portugal, onde a população clama pela reestatização de seu CTT, exatamente em função de aumento de preços e de piora no atendimento.
 
Cabe ressaltar que apenas em 324 municípios brasileiros os Correios têm operações positivas, ou seja, faturam ali mais do que gastam. O custo de manter as redes de atendimento e de entregas dos Correios no país todo foi estimado pela direção da Empresa em cerca de R$ 6 bilhões por ano. Esse montante não tem sido cobrado do Estado, mas sim custeado pelos Correios, numa fórmula empresarial de sucesso que deveria orgulhar os brasileiros, pois tem desonerado o país de arcar com essa despesa.
 
Direção Nacional da ADCAP

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