quarta-feira, 6 de outubro de 2021

MÉDICOS DA SANTA CASA DE MONTES CLAROS PARTICIPAM DE SIMPÓSIO REGIONAL DA SMC

 



 Por Ana Paula Paixão

Na última semana, a Sociedade Mineira de Cardiologia realizou o 3º Simpósio da Regional Norte - SMC. A iniciativa, que foi realizada de forma virtual, contou com a participação do médico Daniel Silva Ramos, cardiologista intervencionista da Santa Casa Montes Claros; da médica Adriana Costa Diamantino, cardiologista da Santa Casa Montes Claros e do Dr. Henderson Barbosa, que atuou como moderador do evento.

Na oportunidade do encontro virtual, foram abordados temas de importância nacional através das palestras. O simpósio teve como tema as valvulopatias (conjunto de doenças que afetam as válvulas cardíacas e que impedem o coração de bombear sangue para todas as partes do corpo).

A apresentação e introdução do tema foi realizada pelo Dr. Henderson Barbosa Pimenta, que é presidente da Regional Norte – SMC. A Dra. Adriana Costa Diamantino apresentou o tema: “Endocardite Infecciosa: diagnóstico”. Já o Dr. Daniel Silva Ramos, falou sobre “TAVI: indicações e resultados”.

TAVI

A Santa Casa de Montes Claros, através do Centro de Diagnóstico e Terapia Endovascular (CEDITEN), realizou em março de 2021 o primeiro de TAVI, iniciativa que foi inédita na região. "Um paciente de 85 anos com EAo (estenose aórtica importante) e sintomático com dispneia (falta de ar) com indicação de troca da válvula aórtica, passou pelo primeiro procedimento de TAVI  (Implante de Válvula Aórtica Transcateter) no hospital", conta o Dr. Daniel Ramos.

De acordo com o cardiologista assistente, Dr. Geraldo Guinomar Alcântara, a decisão pela TAVI foi tomada pelo Heart Team (equipe de cardiologistas clínicos, cardiologistas intervencionistas, cirurgiões cardíacos e ecocardiografista) com o paciente e familiares, seguindo os estudos Evolut Low Risk Trail e PARTNER3. Diferentemente da cirurgia convencional - normalmente feita por cirurgia cardíaca com abertura do tórax e internação que, geralmente, dura uma semana - através da TAVI, o paciente recebeu alta em menos de 48 horas do procedimento assintomático.




ANA PAULA PAIXÃO

Jornalista / Analista de Comunicação / Assessoria de Imprensa Santa Casa Montes Claros

Tel.: 38 3229.2205 98834.1267

Nenhum comentário:

Postar um comentário