sábado, 23 de outubro de 2021

Temporal que atingiu Montes Claros provoca desabamentos e deixa famílias desabrigadas Autoridades definem próximos passos para ajudar famílias na cidades

 

Temporal que atingiu Montes Claros provoca desabamentos e deixa famílias desabrigadas

Autoridades definem próximos passos para ajudar famílias na cidades

Por Da Redação com informações de Osmar Macedo, 23/10/2021 às 08:35
atualizado em: 23/10/2021 às 11:55

TEXTO: 

 
OUÇA NA ÍNTEGRA
00:00 00:00
Foto: Reprodução
Reprodução

Temporal atingiu a cidade de Montes Claros nessa sexta (22)

Militares do Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil continuam fazendo os levantamentos dos estragos causados pelo temporal intenso que atingiu a cidade de Montes Claros, na tarde dessa sexta-feira (22), no Norte de Minas.

De acordo com a Cemig, choveu cerca de 40 milímetros em um intervalo de trinta minutos.

Um equipamento instalado no aeroporto registrou rajadas de vento de até 101 quilômetros por hora. Por conta das chuvas, vários bairros foram afetados e ao menos 35 árvores caíram. Com a queda de muitas delas, imóveis ficaram sem luz e algumas ruas da cidade ficaram interditadas.

Houve desabamento parcial em cinco imóveis. Em um deles, por exemplo, a parede do segundo pavimento ameaça cair sobre a residência vizinha, no centro. Além de árvores caídas, houve alagamento de ruas e imóveis. Alguns moradores perderam móveis e eletrodomésticos.

Na zona rural e também nas imediações, chegou a chover granizo.

Uma torre de telefonia celular tombou sobre um muro.

Com o temporal, imóveis ficaram destelhados e motoristas ilhados. Veículos foram arrastados pelas fortes correntezas que atingiram as vias.

Moradores, assustados, relataram a difícil situação.

"Rei de Deus, misericórdia. Aqui está feio aqui no Planalto, viu? De dentro da garagem aqui e levou embora. Família inteira em cima do telhado e nós na obra tentando fazer o resgate", disse um homem.

"Meu Deus do céu, o carro! Será que tem alguém lá dentro? Estou com medo, tudo destruído. "

Uma reunião emergencial foi realizada ontem logo após o temporal para definir as ações entre o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, a Guarda Municipal e a Defesa Civil.

O major Darlan Moreira Soares, comandante do Sétimo Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, detalha os próximos trabalhos.

"Agora pela manhã, nós vamos fazer uma avaliação melhor de toda a situação, juntamente com com todos os órgãos parceiros, as secretarias da prefeitura, a Defesa Civil, Secretaria de Obras e Infraestrutura, Secretaria de Defesa Social e outras, onde a gente vai ter noção real do estrago que essa chuva causou", enfatizou.

"A chuva atingiu toda a cidade. Em alguns pontos, não caiu granizo, mas a água e o vento toda a cidade, praticamente. Ventos que chegaram à casa dos 100 quilômetros por hora, portanto, de grande intensidade. Como eu disse, houve a queda de várias estruturas como outdoors, antenas, torres, o que causou grandes danos à cidade. Estamos procurando restabelecer a normalidade no menor prazo possível", concluiu.

Técnicos da Cemig continuam atuando nos locais em que a fiação elétrica foi danificada para restabelecer o fornecimento de energia.

No km 370, da BR-135, na saída para Bocaiúva, uma carreta tombou devido ao granizo na pista. O trânsito foi liberado no início da noite. 

Também houve interdição por conta de quedas de árvores no km 3 da MG-308, na saída para Juramento, e no km 18 da LMG-653, que liga as BRs 365 e 135. Felizmente, ninguém ficou ferido.

Famílias afetadas pela chuva foram orientadas a ir para o abrigo instalado no ginásio Ana Lopes. Contudo, muitas delas preferiram ficar em casa.

Parte do teto do ginásio poliesportivo Tancredo Neves desabou. Com isso, o jogo que seria realizado hoje à tarde entre o Montes Claros América e o Brasília Vôlei, em partida válida pela primeira rodada da Superliga Masculina foi cancelado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário