sexta-feira, 30 de maio de 2014

FIM DO DESPERDÍCIO DE ÁGUA NO GORUTUBA - Melhorias no perímetro do Gorutuba vão permitir aumento da área irrigada e geração de empregos


A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) assinou, na manhã desta sexta-feira (30), a ordem de serviço para início das obras da reforma estrutural do perímetro de irrigação Gorutuba. Iniciativa vai permitir a transformação do sistema de condução de água de canais abertos para o sistema de tubulação, na tentativa de acabar com o desperdício da água utilizada na irrigação do perímetro.
A solenidade de assinatura aconteceu no auditório da Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas, em Janaúba, no Norte de Minas, quando foram liberados R$ 95 mil destinados à implantação de 121 mil metros de tubulação. O dinheiro, praticamente insignificante diante do problema que há anos incomoda os produtores da região vira do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A pergunta que não quer calar é a seguinte: por que demorou tanto? 
O engenheiro agrônomo e chefe de gabinete da Codevasf em Minas, Fernando Britto, acredita que, com essas obras, a Codevasf solucionará definitivamente um dos maiores problema no sistema de distribuição de água do perímetro irrigado – que hoje, com mais de trinta anos em operação, apresenta sinais de desgaste, com abatimento de estruturas, escoamento lento de água e vazamentos. “Com as obras, em pouco tempo os problemas estarão sanados”, afirma. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário