terça-feira, 13 de maio de 2014

GLOBO REPÓRTER, DA TV GLOBO, MOSTOU QUE ATRAVÉS DO VITA VIDA DE JANAÚBA, LEGUMES NÃO APROVEITADOS ALIMENTAM MILHARES DE CRIANÇAS

sábado, 3 de maio de 2014


Foto TV Globo
Repórter José Raimundo entrevista Alex Fabiano Neves, auxiliar de produção, que colhe os alimentos para o Vita Vida de Janaúba.
JANAÚBA (por José Raimundo) – A TV Globo mostrou, por intermédio do programa “Globo Repórter”, na noite de ontem, sexta-feira, dia 2 de maio, o resultado do projeto “Vita Vida”, de Janaúba, que recebe doações de produtores rurais e com isso aproveita os alimentos que não teriam valor comercial e passam a fazer parte da merenda de escolas de várias comunidades do Norte de Minas.
Mistura conhecida como 'Vita Vida' - complemento alimentar feito com legumes triturados e desidratados - ajuda cerca de 400 municípios mineiros. Tudo funciona à base de doações e parcerias.
Não é nada fácil a rotina de dona Helena. É todo dia assim: puxando carrinho na Vila Sion, um dos bairros pobres de Montes Claros, norte de Minas Gerais. Nas lixeiras das ruas, no comércio, onde tiver lixo ela vai recolhendo para reciclar.
Globo Repórter: No fim do mês a senhora faz quanto mais ou menos em dinheiro?
Maria Helena Peres dos Santos, catadora de lixo: R$ 300.
Trezentos reais é pouco dinheiro, não dá para alimentar os netos. Felizmente, perto de casa fica a creche Nova Canaã, mantida por uma igreja Batista. É onde dona Helena deixa Enzo e Vitória. Lá, eles almoçam e merendam no fim da tarde. Hoje, o pessoal da cozinha vai servir um prato que tem ajudado muito na alimentação das crianças: uma mistura conhecida como ‘Vita Vida’.
“VITA VIDA” DE JANAÚBA
Para saber como é preparada essa mistura nós fomos a Janaúba, cidade mineira perto de Montes Claros. É lá que funciona uma das fábricas do programa. O Vita Vida, na verdade, é um complemento alimentar feito com legumes triturados e desidratados.
Complemento alimentar é distribuído para cerca de 400 municípios mineiros
O produto final é uma mistura que além de mandioca tem beterraba, cenoura, batata e abóbora. Eles acrescentam ainda proteína de soja e macarrão. Na verdade isso é um complemento alimentar que é distribuído para cerca de 400 municípios mineiros.
“A gente encontra aqui minerais, vitaminas, carboidrato, proteína. A gente conseguiu desidratar em uma temperatura adequada, durante um tempo constante, para que não haja nenhuma perda, nem de mineral, nem de vitaminas de todos os legumes que são desidratados”, explica a nutricionista Juliana Silva Corrêa.
Produtos que compõem complemento alimentar vêm da solidariedade do campo
Dá para imaginar de onde vem todos esses produtos que compõem o Vita Vida? Acreditem, vem da solidariedade do campo. Todo dia, Alex sai com o caminhãozinho e percorre as fazendas. Hoje, por exemplo, é dia de visitar os produtores de mandioca.
O que é considerado fora do padrão do mercado acaba apodrecendo na terra. Nas lavouras de Eli e de João, isso não acontece mais. Eles sabem que o que não serve para vender ajuda a matar a fome de muita gente.
“Quando você doa, você já até esquece que foi perdido, você considera que de uma forma você não perdeu, alguém se beneficiou”, conta o agricultor João de Deus Pereira, produtor agrícola.
Alex não para. Vai enchendo caixas e caixas de doações e vibra, se realiza a serviço do programa. Na escola do filho dele a mistura também é servida nas refeições.
“Se eu tivesse condições de carregar mais, de apanhar mais, eu com certeza eu apanharia. Essa comida poderia estar na mesa das pessoas”, afirma o auxiliar de produção Alex Fabiano Nunes Neves.
Tudo funciona à base de doações e parcerias
O Vita Vida é um dos programas do Serviço Voluntário de Assistência Social de Minas. Tudo funciona à base de doações e parcerias.
"Nós temos duas vertentes, uma é evitar o desperdício do alimento, legumes e verduras no campo. A segunda vertente é você processar esse alimento com qualidade e distribuir para quem precisa”, explica o diretor do programa Dener Nolasco.
Comida que na creche onde os netos de dona Helena passam parte do dia é servida uma vez por semana, toda quinta-feira. Entre as crianças, o Vita Vida faz o maior sucesso.
Manter crianças alimentadas e saudáveis. Há motivo melhor para se evitar o desperdício? (Fonte: Globo Repórter, no link http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2014/05/legumes-nao-aproveitados-alimentam-milhares-de-criancas.html)

Nenhum comentário:

Postar um comentário