Os calos são realmente muito dolorosos e impedem não somente o bom caminhar, como também, realizar nossas atividades diárias. Na maioria das vezes, os calos aparecem por uma falta de cuidado com a pele, uma parte tão essencial de nosso corpo, mas que lamentavelmente não recebe a atenção requerida. No seguinte artigo você poderá conhecer algumas das recomendações sobre como tratar os calos.
Calos: o que saber?
Em primeiro lugar, você tem que saber que os calos aparecem como uma resposta natural do corpo como proteção a uma pressão ou fricção frequente na zona, principalmente, por causa do calçado inadequado. Os calos também podem aparecer nas mãos, caso utilizamos a mesma ferramenta por muito tempo, por exemplo. No entanto, os que aparecem nos pés são os mais incômodos e doloridos, pois impedem o caminhar normal, dificulta a colocação dos sapatos, entre outros.
É preciso evitar a confusão entre os calos e as calosidades. Estas últimas são nódulos córneos com um núcleo central de queratina endurecida que dói se pressionada, aparecem nas articulações dos dedos e na sola do pé. Os calos são maiores (podem ter aproximadamente 2,5 cm de comprimento) e apresentam uma grossa camada de pele morta e aparecem ao lado do dedão ou debaixo do calcanhar. Ambos podem ser tratados da mesma maneira com remédios caseiros.
Remédios naturais para os calos
- Coce suavemente com uma pedra-pome depois do banho, com a pele bem limpa e seca. Depois, esfregue com uma cebola crua cortada pela metade e por último, verta algumas gotas de tintura de arnica.
- Coloque sobre o calo um dente de alho bem triturado e se possível misturado com azeite de oliva. Isto favorece o amolecimento da pele e vai deixando o calo cada vez menor. Cubra a zona com um pano ou lenço e deixe atuar durante a noite.
- Elabore uma pasta triturando 5 ou 6 aspirinas e misture com uma colher de suco de limão e outra de água. Coloque sobre o calo envolvendo com uma toalha quente durante 10 minutos. O calor permitirá que a pasta penetre na pele e a suavize. Depois passe a pedra-pome para desprender a pele morta com mais facilidade.
- Amoleça por 24 horas algumas folhas de alho-poró com um fio de vinagre de vinho. Aplique sobre o calo por 20 minutos. Depois, basta retirar com suavidade usando um instrumento adequado, cortante e desinfetado com álcool.
- Aplique várias vezes ao dia uma pomada que inclua pétalas de calêndula para que o tecido se suavize e também atue como um bom anti-inflamatório.
- Embeba os pés durante 10 minutos em uma infusão feita com quatro colheres de camomila em um litro de água. A água deve estar morna, deixe os pés submergidos até que a água esfrie. Depois, aplique uma camada de vaselina no calo e cubra com meias de algodão.
- Embeba migalhas de pão em vinagre de maçã e deixe repousar durante dois dias. Coloque como emplasto no calo usando um pano, por três noites seguidas. Antes disso, os pés devem ser submergidos em um recipiente com água morna para suavizar o calo e para que o mesmo seja mais simples de ser retirado.
- Corte um figo fresco e extraia sua polpa. Coloque no calo antes de ir dormir e mantenho no local com uma gaze, lenço ou algodão. Pela manhã retire com água morna a quente. Deixe passar meia hora e elimine a pele morta com a pedra-pome.
- Lave e triture 40 g de folhas de espinafre, coloque em uma gaze ou pano e aplique na área afetada como um cataplasma. Deixe atuar por 20 minutos e retire. Repita vários dias seguidos (uma semana aproximadamente), até começar a sentir o calo mais suave.
- Triture um punhado de folhas de sempre-viva até obter uma pasta, adicionando também uma colher de vinagre de maçã. Coloque no calo ou nas zonas secas da pele. Deixe secar e passe a pedra-pome.
- Embeba os pés em água morna por 10 minutos (até que a água esfrie). Com os pés ainda úmidos passe uma colher de bicarbonato de sódio e água, como se fosse uma pasta, fazendo uma passagem, mas exercendo um pouco de pressão para eliminar o calo. Termine com a pedra-pome.
- Descasque um abacaxi e coloque uma rodela da casca ao redor do calo, com a parte suave tocando a pele. Segure com um pano. Deixe atuar por toda a noite e pela manhã, deixe a pele embebida por uns 10 minutos. Repita várias vezes até que poder retirar o calo facilmente. Você precisará pelo menos quatro aplicações.
- Misture uma colher de vinagre de maçã com 1/8 xícara de azeite e esfregue com vigor o calo. Depois passe a pedra-pome e finalize com uma massagem com óleo de amêndoas.
- Cada dia, durante duas semanas, esfregue óleo de mamona no seu calo, coloque um pedaço da casca de um limão e uma rodela de um tomate cru. Cubra com um pano. Os sucos farão com que a dureza do calo se abrande.
- Triture um dente de alho com uma colher de hera, até obter um suco. Empape uma gaze e aplique diretamente sobre o calo. Cubra com um pano e deixe atuar toda a noite. Repita todos os dias até que a pele esteja suave.
- Pegue alguns caules e flores de urtiga e lave bem. Triture tudo até obter uma pasta e aplique sobre o calo. Para que seja mais simples, bata os ingredientes no liquidificador com um pouco de água. Outra opção interessante são as calêndulas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário