As articulações são parte fundamental de nosso corpo, graças a elas realizamos os movimentos, por isso é preciso dar a atenção que requerem e ter um cuidado adequado especial as mesmas, para que assim se encontre sempre em ótimas condições, pois evidentemente, são muito delicadas e podem se desgastar com facilidade.
Nessa ocasião, queremos tornar conhecidos alguns dos piores hábitos para as articulações, que podem acabar por danificá-las e, em muitos casos, de maneira irreparável. Confira!
Uma má alimentação
Um dos principais motivos para diversos problemas em nosso organismo é o consumo exagerado de alimentos ricos em gorduras, principalmente no que diz respeito aos ossos, já que eles acabam por não absorver os nutrientes essenciais para seu funcionamento da forma adequada.
O consumo excessivo de álcool
Pessoas que consomem álcool de forma descontrolada são muito propensas a desenvolverem problemas de obesidade, que fazem com que os ossos sofram por terem de suportar o peso extra e, ao mesmo tempo, causam um dano considerável às articulações.
A idade avançada
Com o passar dos anos perdemos a densidade óssea, isso acontece devido à perda progressiva de cálcio e de outros minerais essenciais para a saúde dos ossos, causando o surgimento de algumas doenças degenerativas e irreversíveis, como é o caso da artrite e da osteoporose.
A falta ou o excesso de exercício físico
A prática excessiva de exercícios e, além disso, sem o aquecimento adequado – ou a prática intermitente do aquecimento -, pode se tornar um fator determinante para causar danos ao corpo, principalmente nas articulações do pescoço, dos tornozelos e dos joelhos.
Além desses fatores, também existem condições congênitas que podem afetar as articulações de forma direta, tal como é o caso da assimetria, seja dos braços ou das pernas. Outro problema que causa danos nas articulações é o pé plano, que é muito comum em crianças e pode ser corrigido com facilidade se detectado nos primeiros anos de vida.
Recomendações especiais para o cuidado das articulações
A principal recomendação a se considerar e ser aplicada com disciplina, é a de manter uma alimentação balanceada, sem gorduras ruins, consumindo antes de mais nada frutas e verduras. Mas o mais importante e optar por alimentos que oferecem cálcio e vitamina D ao organismo.
Também é muito importante praticar exercícios regularmente, preferindo aquelas séries que não requerem muito esforço para não causar problemas nos ossos ou nas articulações.
Outro ponto especial a considerar é dormir a quantidade de horas adequadas, pois é nesse momento que o corpo recebe de maneira total todos os nutrientes dos alimentos consumidos durante o dia.
Frutas para tratar problemas nas articulações
Cerejas
Qualquer pessoa pode vir a sofrer com dores nas articulações, mas as principais vitimas são aquelas que apresentam artrite e sofrem de dores constantes devido à inflamação causada na região que a doença afeta.
Por sorte, essas pessoas podem se sentir melhor consumindo cerejas, pois elas contêm antocianinas e flavonoides, que são compostos essenciais para aliviar as dores articulares.
Abacaxi
O abacaxi é outra fruta que tem propriedades importantes, que contribuem de forma natural para o alívio das dores nas articulações. Assim, anime-se e inclua essa fruta em sua alimentação para prevenir tal problema.
Recomendamos a seguinte leitura: Alimentos para melhorar a saúde das articulações.
Lembre-se…
É preciso se lembrar de que, como todos os problemas de saúde, o melhor é prevenir as doenças e para isso não podemos nos esquecer dos bons costumes, de uma alimentação saudável e balanceada, aliada ao exercício físico na medida certa. Tudo isso em conjunto evitará que as articulações percam elasticidade e sofram danos ou desgaste com o passar do tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário