sábado, 2 de maio de 2015

Tributo a Elthomar Santoro Montes Claros celebra obra de um dos maiores artistas da região



Na próxima sexta-feira (8), artistas e amigos que conviveram com o compositor, poeta, cantor e homem do teatro, Elthomar Santoro Júnior, se reúnem em uma celebração, em homenagem à sua obra musical. O cantor nasceu em São João da Ponte, e durante a infância e juventude, morou em Montes Claros, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Na década de 1980, retornou a Montes Claros, onde residiu com toda a sua família até seu falecimento, em setembro de 2014.
Elthomar Santoro atuou na cena rock brasileira, com a ‘Banda do Lixo’, formada em Belo Horizonte, e que tocou em várias partes do Brasil. Escreveu e produziu livros alternativos e espetáculos teatrais, tais como o polêmico ‘O caso das galinhas do prefeito’. Como compositor, gravou vários CDs, e várias de suas composições se espalharam por todo o país ao serem gravadas por inúmeros intérpretes. A mais conhecida delas é a ‘Disparate’, mais conhecida como ‘Rapariga do Bonfim’, que foi regravada mais de 30 vezes, em diferentes versões. A canção já faz parte do imaginário coletivo, conhecida e admirada por diferentes gerações.
O técnico agrícola José Eustáquio Barbosa conheceu o trabalho de Elthomar em 1989, quando chegou ao Norte de Minas, por meio da tão famosa ‘Rapariga do Bonfim’. “Me chamava muita atenção as manifestações culturais da região, e essa música retrata muito a saga do norte-mineiro, que vai à capital em busca de emprego. Apesar de não ter tido a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente”, conta Barbosa, que até hoje guarda um recorte de jornal datado de 7 de dezembro de 1994, que fala sobre a briga pelos direitos autorais da canção.
Na homenagem do dia 8 estarão presentes os músicos e intérpretes Macim da Gaita, Jobert Narciso, Ismoro da Ponte, André Águia, Ricardo Vianna, Álvaro Vicente, Aroldo Pereira, Brown Marques, Deborah Rosa, Deusdeth Rocha, Karla Celene, Marcílio Maia e Sholmes Souto. O evento será a partir das 20 horas, no Corredor Cultural que, assim como Elthomar Santoro, é parte importante da história de Montes Claros. A entrada é franca.
Jornal Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário