quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Especialista em implantes dentários, Dr. Magno Tourinho da Clínica Dr. Daniel Galvão tira dúvidas sobre odontologia


17/01/2018 14:57 
Especialista em implantes dentários, Dr. Magno Tourinho da Clínica Dr. Daniel Galvão tira dúvidas sobre odontologia
Odontologia ou medicina dentária é a área da saúde humana que estuda e trata do sistema estomatognático - compreende a face, pescoço e cavidade bucal, abrangendo ossos, musculatura mastigatória, articulações, dentes e tecidos. Cirurgião-Dentista ou Odontólogo ou Odontologista é a denominação dada a estes profissionais no Brasil. Em Santo Antônio de Jesus, a Clínica Dr. Daniel Galvão, oferece serviços diversos na área de odontologia com profissionais excelentes e qualificados para prestar o melhor atendimento a seus pacientes. Um deles é o Dr. Magno Tourinho, odontólogo, especialista em implante, próteses convencionais, fixas, que prestou entrevista ao Voz da Bahia e respondeu a perguntas sobre o assunto.
Marcos Augusto - Existe a possibilidade de rejeição do implante pelo organismo?
Dr. Magno - O titânio usado no implante é biocompatível, se liga ao corpo sem reação de rejeição, porém nem toda técnica é perfeita, a cada 100 implantes 93 ou 94 dão certo, isso por falhas na técnica ou até por contaminação do meio bucal, a boca é a parte do corpo que tem a microbiota mais variável. Para que haja a alço integração é preciso um reparo daquela região, então durante o processo pode acontecer ou uma contaminação ou consumo exagerado de bebidas ou por uso de cigarros, que pode atrapalhar a recuperação, o implante pode não cicatrizar como deveria.
MA – Como você vê o aumento de profissionais da área de odontologia e clínicas?
Dr. Magno – Quando me formei, na Bahia toda tinha apenas 7 faculdades de odontologia, mas hoje é muito maior, então a quantidade de profissionais lançados no mercado é muito grande. Em contrapartida, infelizmente, a odontologia é uma das profissões em que há mais erros do profissional, porque muitos não tendem a se capacitar e quando veem que o mercado está muito saturado querem fazer tudo para ganhar dinheiro, mas tudo vem no seu tempo. Primeiro se capacite e se qualifique para colher os frutos disso.
MA – Quais erros você já presenciou em pacientes, cometidos por colegas de profissão seus?Dr. Magno -  Até hoje existe o hábito de pacientes procurarem o protético, técnico em próteses e não um dentista, então a questão de atendimento ao paciente e ajustes quem faz é o dentista. Ainda há no interior muitos técnicos de prótese que atendem como dentista, já vi próteses fora das práticas corretas, canais mal feitos, entre outros, mas esses são os principais. O objetivo do canal é tratar uma infecção colocada dentro do dente e muitos profissionais não se atentam às técnicas necessárias, esses acabam piorando a situação. Há profissionais que modificando planos de tratamento, o que aumenta o problema para o paciente. Todo serviço de saúde barato pode sair caro.
MA – O que é sepse dentária?
Dr. Magno – É uma infecção generalizada que ocorre devido a uma bactéria que está instalada numa contaminação dentária. A infecção pode atingir o coração e até mesmo o cérebro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário