quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

JUSTIÇA DE SÃO PAULO AFASTA POLICIAIS DENUNCIADOS POR ELO COM FACÇÃO


Com a decisão, os agentes ficam afastados até o final processo - não há prazo para que isso aconteça.
Por G1 Vale do Paraíba e região

A Justiça determinou o afastamento de 30 policiais civis acusados pelo Ministério Público de envolvimento com o tráfico de drogas na Zona Sul de São José dos Campos. Na prática, a medida atinge diretamente seis dos agentes, já que outros 22 estão afastados administrativamente e dois, que já tinham condenações por extorsão em outros processos, foram demitidos da corporação. Os denunciados estão presos desde novembro e recorrem na Justiça.
Os policiais denunciados pelo Ministério Público são acusados de elo com uma quadrilha ligada à facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), que comandava o tráfico na Zona Sul de São José dos Campos. O MP afirma que, tendo conhecimento da contabilidade do crime, os policiais usavam a informação para extorquir os traficantes.
A decisão do afastamento é do dia 26 e atende um pedido da promotoria no processo em que o órgão pede a condenação dos agentes por improbidade administrativa e que eles paguem uma indenização de R$ 2 milhões por dano moral coletivo. Essa ação civil é paralela à ação criminal que resultou na prisão.
Com a decisão, os agentes ficam afastados até o final processo - não há prazo para que isso aconteça. Eles já estavam fora das funções devido a uma medida interna da Secretaria de Segurança Pública (SSP).
Na sentença, a juíza Lais Helena de Carvalho aponta que a prisão não é definitiva, portanto os policiais poderiam ser soltos e, com isso, voltar a ocupar os cargos nas delegacias em que estavam. Para que isso não ocorra, ela determinou o afastamento.
"A retomada das funções venha a criar um ambiente ainda mais favorável aos atos de corrupção e improbidade narrados, envolvendo outros indivíduos nas ações, isolando as pessoas que honestamente labutam na polícia civil", traz trecho da decisão.
Denúncia
Os policiais foram denunciados pelo MP, que afirma que a ação do tráfico na zona sul da cidade é facilitada pela polícia que, tendo conhecimento da contabilidade do crime, usava a informação para extorquir os traficantes. A promotoria diz que o esquema movimentava R$ 2 milhões por mês. Os policiais negam as acusações.
Além dos policiais, também foram denunciados no esquema uma advogada, um ex-policial e quatro traficantes. Escutas telefonicas mostram nas conversas entre os traficantes que o pagamento de propina era assunto de rotina.
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou em nota que "não compactua com desvios de conduta e todos os fatos estão sendo devidamente apurados", afirmou.

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

https://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/justica-afasta-policiais-denunciados-por-envolvimento-com-trafico-em-sao-jose.ghtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário