terça-feira, 15 de março de 2016

Janaúba desgovernada


Dois japoneses que trilham caminhos diferentes.
Da esquerda para a direita: Newton Ishii, o japonês da federal
e o prefeito de Janaúba Yuji Yamada.
Não sei se esse seria o título mais adequado para essa matéria, já que queremos ser bastante abrangentes em relação a real situação em que se encontra o município de Janaúba. Com quase 50 mil eleitores, mais de 14 mil pessoas depositaram suas esperanças em Yuji Yamada, ou seja, a “maioria” concedeu democraticamente o cargo do executivo municipal a Yamada. Um senhor que transmite e tem aparência de homem do bem, que é dono de um prospera empresa do ramo de frutas, e tinha a chamada Ficha Limpa. Todas as qualidades reunidas para ser um dos melhores prefeitos da história de Janaúba. Mas não nobres leitores, a salada mista de forças politicas, escravizaram e amarraram o japonês que era tido como líder, e que hoje não tem mando e nem comando de nada dentro da prefeitura. Seu Yuji, como é chamado pelos bajuladores e subalternos, é nada mais que um fantoche nas disputas internas da prefeitura. E essas disputas e fraquezas do executivo tem gerado um prejuízo incalculável para a população janaubense, a ponto de moradores terem que jogar lixo na porta da prefeitura de Janaúba para chamar a atenção do governo municipal. 
Mesmo em meio às dificuldades do cenário nacional, cada prefeito tem se esforçado para manter o básico em pleno funcionamento em seus municípios. Porém, até nisso Janaúba tem divergido com os vizinhos, mantendo um prefeito que só tem assinado empenhos e documentos, e nem sabe o que exatamente faz um prefeito, não tendo nem condições de atender a uma convocação da Câmara de Vereadores, já que só conhece e fala de banana. E nos dizeres populares, de fato Janaúba se “embananou” toda, dos pés a cabeça. Recursos sendo devolvidos, salários atrasados, obras paradas, hospital endividado, lixo acumulado, transito caótico, endividamento do município. Esses são alguns dos problemas enfrentados pela cidade, que hoje tem um prefeito somente para enfeite, mas até mesmo um enfeite tem um objetivo, o de embelezar. 
Democracia era para ser a vontade da maioria, mas tem que levar em consideração é que: Será que a maioria sabe o que quer? E quando faz uma escolha tem o direito de muda-la posteriormente? 
E nossos nobres vereadores em seus belos paletós, o que dizem desse circo em chamas que é nossa prefeitura? Bom, faça sol ou faça chuva, eles continuam recebendo seus 7 mil reais mensais líquidos, continuam tendo o status de serem legisladores, suas indicações continuam trabalhando na prefeitura, e a vida segue. 
E você caro leitor? Sua vida vai sendo afetada pouco a pouco, por uma cidade suja e que não tem um serviço de saúde que funciona, uma cidade infestada de moscas e animais soltos, ruas escuras e esburacadas, uma cidade tomada e dominada por criminosos. Mas você continua aí só assistindo a caravana passando e o povo, que é você e o restante se lascando.
Eduardo Cunha e Yuji Yamada.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário