quarta-feira, 30 de março de 2016

Ministério da Saúde divulga cronograma de envio da vacina contra gripe

INFLUENZA

 O Ministério da Saúde esclarece que, a partir do dia 1º de abril, inicia o envio da vacina contra a influenza de 2016 para os Estados. Nas três primeiras remessas (1º a 15 de abril), os estados receberão 25,6 milhões de doses, que corresponde a 48% do total a ser enviado para a campanha deste ano.
Na foto, o secretário de Estado de Saúde, Fausto Pereira dos Santos, durante o lançamento da Campanha de Vacinação contra a Gripe realizada em 2015.
A partir do recebimento das vacinas, os Estados podem definir estratégias de contenção, conforme suas análises de risco, para a vacinação da população-alvo, observando a reserva adequada do produto para a campanha nacional.
A Campanha de Vacinação contra a Gripe acontece em todo o país do dia 30 de abril a 20 de maio. No dia 30 de abril haverá mobilização da população em todo o país.
A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza tem como objetivo reduzir as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus na população alvo da campanha, como gestantes, idosos e pessoas com comorbidades, as quais têm mais risco de adoecer.
No ano passado a Campanha imunizou 84,3% do público-alvo, ultrapassando a meta de vacinar 80% do público alvo, formado por 49,7 milhões de pessoas consideradas com mais riscos de desenvolver complicações causadas pela doença.
CRONOGRAMA: O cronograma de distribuição de vacina aos Estados é elaborado de acordo com a entrega da vacina pelo laboratório produtor. As vacinas serão enviadas em seis remessas.
Total de doses enviadas nas duas primeiras entregas (1º a 15 de abril)

PREVENÇÃO: O Ministério da Saúde reforça que, além da vacinação, a população deve adotar medidas de prevenção para evitar a infecção por influenza. Medidas de higiene, como lavar sempre as mãos e evitar locais com aglomeração de pessoas que facilitam a transmissão de doenças respiratórias.
MEDICAMENTO: Cabe ressaltar que todos os Estados estão abastecidos com o Fosfato de Oseltamivir, medicamento para tratar a doença, que devem disponibilizá-lo em suas unidades de saúde. É importante que o medicamento seja administrado nas 48 horas do início dos sintomas.
VACINA SEGURA: A vacina é a maneira mais eficaz de evitar complicações e internações causadas pela gripe. Além disso, ela é segura e só não é recomendada para quem tem alergia severa a ovo de galinha e derivados. A vacina protege a população contra os três subtipos do vírus em circulação este ano, A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B.
A transmissão da gripe ocorre por meio de secreções liberadas pela pessoa infectada ao tossir, falar ou espirrar. Ambientes fechados e com pouca circulação de ar também são favoráveis para a transmissão da doença, que pode ser contida com medidas simples. Entre elas, lavar bem as mãos com água e sabão, beber bastante água, evitar locais aglomerados, manter a janela do ônibus sempre aberta e, ao tossir ou espirrar, usar a parte interna do braço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário