quinta-feira, 29 de junho de 2017

ATAQUE CIBERNÉTICO AFETA ATENDIMENTO AOS PACIENTES DO HOSPITAL DO CÂNCER DE JALES


Ataque cibernético afeta atendimento aos pacientes na unidade do Hospital do Câncer em Jales

Por G1 Rio Preto e Araçatuba


O ataque cibernético na unidade do Hospital do Câncer em Jales (SP) afetou o atendimento dos pacientes que foram até o local. O Hospital do Câncer informou que no setor de radioterapia de Barretos (SP) e Jales (SP), cerca de 350 pacientes tiveram seus exames prejudicados por causa da invasão. A previsão é de que o sistema do Hospital esteja normalizado em até três dias.
Em Jales a maioria dos terminais foi desligada nesta terça-feira (27) prejudicando o atendimento dos pacientes. Os hackers pediram um resgate de 300 dólares em bitcoins. Os computadores de diversos setores do Hospital do Câncer em Jales passaram o dia desligados.
“Por volta das 9h30 começamos a notar dificuldades no sistema do hospital, os computadores começaram a se reiniciar e não conseguimos mais acessar”, afirma o diretor clínico de Jales André Luiz Silveira.
Ainda de acordo com o diretor clínico do hospital com as máquinas paradas o atendimento aos pacientes ficou prejudicado. “Pacientes que vieram de longe e não conseguiram seus atendimentos plenamente, ver resultados de exames e outras consultas, por exemplo”, afirma.
Como toda rede do Hospital de Câncer é interligada outras unidades do HC ficaram paradas nesta terça-feira (27). No Instituto de Prevenção em Fernandópolis as salas dos exames de mamografia e ultrassom ficaram vazias.
O movimento estava na recepção onde quase 150 pacientes ficaram sem atendimento. A professora Meiriava Mendes veio de Belém (PA) essa semana para ser atendida nas unidades da região noroeste paulista. “Cheguei bem cedo para fazer mamografia e nessa situação fiquei prejudicada porque vim de muito longe”, diz.
Segundo o médico e diretor clínico do Hospital, Paulo de Tarso, o atendimento em alguns setores foi suspenso. “É importante dizer aos pacientes que as situações de urgência e emergência estão sendo atendidas. Os que tiverem consultas e procedimentos é melhor vir ao Hospital para que possa ser reagendado”, relatou.
O ataque
Os hackers pediram uma espécie de resgate para o sistema ser liberado. As mensagens chegaram aos monitores dos computadores do hospital. O valor cobrado foi em moeda virtual, chamada de biticon. A unidade de Jales procurou a Polícia Federal e fez a denúncia. O delegado disse que vai avaliar a denúncia e decidir o que vai fazer.
De acordo com o coordenador do Departamento de Tecnologia da Informação (TI) da instituição, Douglas Vieira dos Reis, esse ataque foi parecido com o que aconteceu em várias empresas no mundo há cerca de dois meses. “É um programa que se aproveita da vulnerabilidade do sistema. Ele entra e criptografa alguns dados e lança uma tela pedindo resgate das informações”, explicou.


http://g1.globo.com/sao-paulo/sao-jose-do-rio-preto-aracatuba/noticia/ataque-cibernetico-afeta-atendimento-aos-pacientes-na-unidade-do-hospital-do-cancer-em-jales.ghtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário