quinta-feira, 29 de junho de 2017

TODOS CONTRA A DITADURA COMUNISTA DE NICOLÁS MADURO


Crise da Venezuela: helicóptero lança ataque na Suprema Corte


Legenda da mídia Helicóptero circunda os edifícios de Caracas antes do estrondo e os tiros sustentados são ouvidos
O Supremo Tribunal da Venezuela foi atacado por granadas caiu de um helicóptero no que o presidente Nicolás Maduro chamou de "ataque terrorista".
A filmagem em mídias sociais mostra um helicóptero da polícia que circula pela cidade antes de tiros e um estrondo alto é ouvido.
O policial disse ter pilotado o avião roubado emitiu uma declaração denunciando o "governo criminoso". O seu paradeiro é desconhecido.
Ele vem após protestos em massa contra a crise política e econômica.
O Supremo Tribunal é regularmente criticado pela oposição venezuelana por suas decisões que reforçam o poder do Sr. Maduro no poder.
O que aconteceu?
Em um discurso do palácio presidencial, o presidente Maduro disse que o helicóptero havia voado sobre o Supremo Tribunal e os ministérios da justiça e do interior.
Funcionários citados pela agência de notícias da Reuters disseram que quatro granadas foram jogadas na quadra e 15 disparos foram disparados no Ministério do Interior.
Quem pilotou o ataque de helicóptero da Venezuela?
Dentro dos protestos anti-governo da Venezuela
O que está por trás da turbulência da Venezuela?
Não foram relatados feridos, mas o Sr. Maduro disse que "um evento social" estava ocorrendo no Supremo Tribunal e que o ataque poderia ter causado "dezenas de mortes". Uma das granadas não conseguiu detonar, acrescentou.
As autoridades venezuelanas examinam a área em torno do Supremo Tribunal em Caracas, Venezuela,
Legenda da imagem A
polícia cercou o Supremo Tribunal depois que as granadas caíram
Foto de folheto mostra o presidente venezuelano, Nicolas Maduro (C), durante uma manifestação de torcedores em Caracas, Venezuela, 27 de junho de 2017Image copyright EPA
Legião da imagem O
presidente Maduro está enfrentando protestos regulares contra seu governo
Está com fome na Venezuela
O Sr. Maduro coloca os militares em alerta.
"Eu activei todas as forças armadas para defender a paz", disse ele. "Mais cedo ou mais tarde, vamos capturar esse helicóptero e aqueles que realizaram esse ataque terrorista".
Quem voou no helicóptero?
O policial identificou-se como Oscar Pérez em declarações de vídeo postadas na plataforma de mídia social Instagram.
Aparecendo em uniformes militares e flanqueados por homens armados, mascarados em uniforme, apelou aos venezuelanos para se oporem à "tirania".
Homem se identificando como Oscar Pérez faz declaraçãoINSTAGRAM DE direitos autorais de imagem
Legenda da imagem
Um policial identificando-se como Oscar Pérez fez uma declaração no Instagram
"Somos uma coalizão de funcionários militares, policiais e civis que procuram equilíbrio e estão contra esse governo criminoso", disse ele.
"Nós não pertencemos a nenhuma tendência ou partido político. Somos nacionalistas, patriotas e institucionalistas".
Ele disse que a "luta" não era contra as forças de segurança, mas "contra a impunidade deste governo. É contra a tirania".
Não está claro quanto apoio, se houver, o oficial.
Maduro disse que o piloto havia trabalhado para o ex-ministro do Interior e da Justiça, Miguel Rodriguez Torres, mas não estava mais com ele.
Análise: Will Grant, BBC News, no México
É geralmente um exercício de futilidade tentando prever se algum novo toque na longa crise da Venezuela é um "ponto de viragem" para o país.
Houve uma série de momentos aparentemente decisivos nos últimos meses - desde a decisão inicial de fortalecer a assembléia nacional, até a última morte de um manifestante adolescente em Caracas - que rapidamente desapareceu no mal-estar geral que aflige a nação rica em petróleo .
No entanto, a visão de um membro aparentemente desordenado das forças de segurança que lançam granadas no Supremo Tribunal e alegadamente demitido em edifícios governamentais é extrema, mesmo pelos padrões da Venezuela.
Se "Óscar Pérez" é realmente parte de uma coalizão de "funcionários militares, policiais e civis" de mentalidade semelhante ou apenas um policial desonesto é difícil de dizer.
Certamente, o presidente Maduro rapidamente tomou o incidente "um ataque terrorista" e usou isso como motivo para "ativar" as forças armadas para manter a paz.
No entanto, no início do dia, ele também jogou a luva aos seus oponentes. "Se a Revolução bolivariana estivesse em risco", disse ele, "o que não poderíamos fazer com votos, faria com armas". A oposição na Venezuela tomou isso como uma ameaça aberta.
Este incidente de helicóptero também pode passar rapidamente, ou pode ser mais grave. Certamente, a situação de segurança na Venezuela dificilmente poderia ser pior antes de uma eleição altamente controversa no próximo mês sobre o plano do governo de criar uma nova assembléia constituinte.
Os que se opõem ao governo dizem que estão determinados a manter protestos até que novas eleições sejam chamadas e o governo seja expulso.
Mais de 70 pessoas morreram em violência relacionada com protestos desde 1 de abril, de acordo com o Ministério Público-chefe.
Isso poderia ter sido uma tentativa de golpe?
Embora o presidente Maduro tenha chamado o incidente de um ataque de "terroristas" que buscam um golpe, não está claro quanto apoio, se houver, o policial.
No início da terça-feira, Maduro reiterou suas alegações de que os EUA estavam apoiando tentativas de golpe contra seu governo e advertiram o presidente Donald Trump de que a Venezuela resistiria a tal movimento.
Na segunda-feira, ele anunciou que cinco pessoas foram presas, acusadas de conspirar contra ele e se preparando para uma invasão dos EUA.
Os partidários do presidente Nicolás Maduro realizam cartazes do ex-presidente Hugo Chávez durante uma manifestação em Caracas em 3 de agosto de 2013.Image copyright GETTY IMAGES
Legenda da imagem
Hugo Chávez ainda é uma figura popular entre os adeptos de Nicolas Maduro
No entanto, a Venezuela certamente tem uma história de tentativas de golpe:
Em 1992, o falecido Hugo Chávez tentou derrubar o governo do presidente Carlos Andrés Pérez. A tentativa falhou e Chávez foi preso e preso. Ele eventualmente seria eleito presidente em 1998
Em 2002, o próprio Chávez sobreviveu a uma tentativa de golpe por militares rebeldes
Meses depois, oficiais de segurança frustraram outra tentativa liderando figuras de oposição política e militar

http://www.bbc.com/news/world-latin-america-40426642

Nenhum comentário:

Postar um comentário