quinta-feira, 8 de junho de 2017

Coordenador da CEDEC-MG elogia participação da AMAMS na realização do Workshop



A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais pediu apoio da população para fiscalizar as ações de abastecimento de água aos flagelados da seca. O pedido foi apresentado pelo coordenador-adjunto da CEDEC-MG, Tenente-Coronel Juliano Cançado na manhã dessa quarta-feira, dia 7 de junho, durante o II Workshop para municípios afetados pela seca/estiagem em Minas Gerais, que ocorre em Montes Claros. Ele explicou que a população pode ajudar na fiscalização da execução dos projetos às vitimas da seca, como na qualidade e quantidade da água entregue a cada morador. A CEDEC atende 19 municípios do Norte de Minas, entregando a água na casa das famílias. Foram investidos no ano passado R$ 4,5 milhões, sendo quase todo esse valor foi usado no pagamento aos pipeiros.

O capitão João Paulo Fiuza da Silva, chefe da Assessoria de Desenvolvimento Social da CEDEC mostrou na sua palestra que o Norte de Minas está atrasado na aplicação de novas tecnologias para conviver com a seca, em relação ao Nordeste brasileiro. Ele explicou que os investimentos em novas tecnologias para a seca são pífios em Minas Gerais, se comparado com o aplicado no Nordeste brasileiro, que vive a mesma situação de estiagem. Na sua concepção, Minas Gerais tem que diversificar as tecnologias. Os dados da CEDEC-MG mostram que aproximadamente dois milhões de pessoas são afetadas pela seca em Minas Gerais, enquanto no Brasil são 40 milhões de pessoas.

O capitão João Paulo Fiuza Silva lamentou que nem todas as comunidades mineiras tenham reservatórios para armazenar 16 mil ou 52 mil litros de água. Ele afirmou que existem as mais variadas tecnologias para convivência com a seca, como os reservatórios para armazenar as águas das chuvas, irrigação através de gotejamento, forrageiras de palmas para os animais, reaproveitamento da água, cisternas para as enxurradas e por fim, os barreiros.

Foi falado também sobre as regras para entrega e certificação de entrega de água potável e sobre a Emissão de Notas fiscais e recebimento pelo serviço prestado.

Mais de oitenta municípios estiveram presentes durante o evento e puderam ter informações sobre como a região poderá obter auxílio da CEDEC através do abastecimento de reservatórios pelos caminhões pipa, medida emergencial para amenizar os prejuízos da estiagem.

O coordenador-adjunto da Defesa Civil Juliano Cançado, ao final do evento agradeceu a presença de todos e o apoio da AMAMS na realização do evento e nas ações na área da Sudene.

O presidente da AMAMS, José Reis, colocou a entidade a disposição para todas as realizações que podem beneficiar a região, “o nosso propósito a frente da AMAMS é buscar soluções para a nossa região tão sofrida, que há vários anos amarga os efeitos da seca, enquanto não conseguimos medidas efetivas para solucionar esse problema”, finalizou.


Montes Claros, 07 de junho de 2017.

Ascom | AMAMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário