terça-feira, 6 de junho de 2017

SES decide não ampliar vacinação contra a gripe em Minas



Montes Claros adere recomendação do Estado
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) informou, por meio de nota, que decidiu manter a vacinação contra a gripe somente para o grupo prioritário, mesmo com a possibilidade de ampliação da imunização, autorizada pelo Ministério da Saúde.
A justificativa da SES é a falta de estoque de vacinas. “O estado de Minas Gerais tem mais de 20 milhões de habitantes e, portanto, uma eventual ampliação de públicos depende do envio de quantitativos extras. No momento, o Estado dispõe de cerca de 1,6 milhão de doses. Com a ampliação da oferta da vacina da influenza não será possível atender toda a população mineira”, afirmou a secretaria.
A Secretária Municipal de Saúde, Dulce Pimenta, afirmou Montes Claros acatou a recomendação da SES, que é manter a aplicação da vacina contra Influenza somente para o público prioritário definido para esta campanha. A meta da maior cidade do Norte de Minas é vacinar 76 mil pessoas. Até a última sexta-feira (2), 68 mil pessoas foram vacinadas, o que corresponde a quase 90% da cobertura vacinal. O prazo da campanha de vacinação foi estendido até a próxima sexta-feira (9).
O estado ainda está abaixo da meta de vacinação. Segundo a SES, já foram vacinados 81,22% do público-alvo até ontem. A meta foi alcançada apenas no grupo de indígenas (com 100,35%) e puérperas (90,73%), respectivamente. Os demais grupos estão com baixa cobertura vacinal, sendo as gestantes (65,56%), crianças (66,76%), professores (83,67%), trabalhador de Saúde (84,53%) e idosos (87,18%). Doses aplicadas em pessoas com comorbidades, população privada de liberdade e trabalhadores do sistema prisional, chegam a 878.829. 
São considerados grupos prioritários crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes em qualquer idade gestacional; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde; povos indígenas aldeados; indivíduos com 60 anos ou mais de idade; professores na ativa da educação infantil, ensino fundamental, médio e superior das escolas públicas e privadas; pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis, mediante prescrição médica; e população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. A vacina disponibilizada pelo Ministério da Saúde para o ano de 2017 protege contra os três subtipos do vírus da Influenza (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). As doses estão disponíveis em todos os postos de saúde ligados o Sistema Único de Saúde (SUS), que possuem sala de vacinação. (Foto: Divulgação)
http://www.gazetanortemineira.com.br/noticias/saude/ses-decide-nao-ampliar-vacinacao-contra-a-gripe-em-minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário