terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

SECRETARIA DE PROMOÇÃO SOCIAL DE JANAÚBA PROMOVE CAPACITAÇÃO PARA ORIENTADORES SOCIAIS DO SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS

No dia 05 de fevereiro, foi realizado um momento de capacitação, destinado aos oito orientadores sociais que atuam no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Município de Janaúba. O encontro foi promovido pela Secretaria Municipal de Promoção Social, e aconteceu na sede da Secretaria. A capacitação teve como temática o SCFV e suas orientações e atribuições, possuiu um caráter complementar, construtivo e informativo, e seu objetivo foi potencializar e enriquecer as técnicas e instrumentos voltados para a atuação da assistência social.
No primeiro momento do evento, foi realizada uma capacitação técnica de orientação do SCFV, com a técnica convidada, a assistente social, Ediene Maria. No segundo momento, a psicóloga, Fernanda Dias, ministrou uma palestra motivacional. Em seguida, o coordenador de planejamento e projetos, Carlos Henrique Barroso Souza, teceu agradecimentos fez a apresentação das metas para 2018. Finalizando o encontro, a secretária municipal de Promoção Social, Rosana Barbosa da Rocha, reforçou o compromisso do Município para o fomento das intervenções sociais oferecidas pela Secretaria à população.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é um serviço da Proteção Social Básica do SUAS que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI). O SCFV realiza atendimentos em grupo. São atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários. É uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares. Em Janaúba, o Serviço é realizado nas localidades de Vila Nova dos Poções, Quem-Quem e Barreiro da Raiz, e nos bairros São Lucas, Vila Isaías e Dona Lindu, através da Secretaria Municipal de Promoção Social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário