A iniciativa busca desenvolver as atividades turísticas em Minas Gerais no período pós-pandemia por meio da capacitação on-line e de conteúdos em turismo e negócios
Ampliar os horizontes por meio da capacitação e fortalecer a retomada das atividades turísticas em Minas Gerais são algumas das premissas do programa Capacita Turismo. Implementado para compartilhar conhecimento e contribuir para minimizar os efeitos da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o projeto oferece aos gestores e empreendedores de negócios turísticos a oportunidade de participar de capacitações na área. Após dois meses de atividades, cerca de 750 profissionais já participaram das rodadas de qualificação do projeto.
O projeto Capacita Turismo é uma parceria entre o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac, o Sebrae Minas, a Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult/MG) e a Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur-MG). O programa apresenta soluções que incentivem e contribuam para a retomada das atividades turísticas no Estado.
A analista de turismo da Fecomércio MG, Milena Soares, destaca que a união de forças tem permitido a promoção de iniciativas como o programa. “O retorno das atividades será diferente, com o início de uma nova era para o turismo. Por isso, é indispensável contar com iniciativas que promovam a capacitação e a troca de conhecimento entre os empresários de negócios turísticos.”
Com conteúdos temáticos nas áreas de turismo e negócios, o projeto oferece encontros on-line direcionados ao desenvolvimento local e regional das atividades turísticas por meio da capacitação de profissionais e de pequenos negócios.
Em julho, mês de lançamento do projeto, o assunto abordado foi a “Preparação para retomada pós-pandemia”; já em agosto, a qualificação foi voltada para guias de turismo e condutores, com discussão sobre inovação e boas práticas nas atividades destes profissionais. Neste mês de setembro, o tema debatido foi “Redes de Negócios e Parcerias”. Todos os conteúdos podem ser acessados no portal do Sebrae Minas e no canal do Youtube da instituição.
Para outubro, a capacitação será direcionada para a “Criação de produtos, roteiros e participação em rodadas e feiras de negócios”. Em novembro, o debate terá como tema “Turismo e Diversidade – LGBT e Acessibilidade” Já em dezembro, a previsão é de que aconteça a Retrospectiva Capacita e Perspectivas 2021.
Em breve, serão disponibilizadas as datas dos próximos encontros no portal da Fecomércio MG. Acompanhe as atualizações nos canais oficiais da Federação e no portal da entidade (www.fecomerciomg.org.br).
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário