quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Correios: privatização interessa apenas a banqueiros, especuladores e concorrentes

 


Os Correios têm feito grandes investimentos incluindo, entre outras coisas, a renovação de sua frota, que recebeu milhares de veículos novos em 2020. Além disso, a infraestrutura da estatal tem sido capaz de escoar com qualidade e eficiência a maior parte do que circula no comércio eletrônico brasileiro, produzindo lucros para a empresa nos últimos anos, como demonstram seus balanços publicados em seu site. Em 2020, os Correios acumularam mais de R$ 800 milhões de lucro até outubro, sinalizando que o balanço anual deve apontar lucro superior a R$ 1 bilhão, o que é extraordinário dadas as circunstâncias do momento e a natureza pública da empresa.
 
Em relação à eficiência e qualidade dos serviços dos Correios, não é por acaso que os serviços de encomendas da estatal (e não os dos concorrentes) são os preferidos pela população. Na maioria dos casos, os preços dos Correios são inferiores e, muitas vezes, bem inferiores aos praticados pela concorrência, o que pode ser confirmado facilmente simulando o envio de produtos em lojas virtuais e confrontando os preços de frete. E a regularidade e segurança dos serviços prestados pelos Correios são reconhecidos pela população, que prefere usar o SEDEX e o PAC em vez de outras opções que lhes são oferecidas. 
 
É natural que empresas concorrentes defendam a privatização dos Correios, afinal o resultado imediato de um processo desses, como demonstra o caso de Portugal, é o aumento de preços, que prejudica a população, mas beneficia os concorrentes, que podem, assim, também subir seus preços.
 
É importante que os cidadãos estejam bem atentos aos argumentos falaciosos que são usados para tentar justificar a intenção de privatização dos Correios, uma estatal que cumpre seu papel constitucional sem depender de recursos públicos, uma infraestrutura nacional pronta e em pleno funcionamento e um patrimônio que hoje pertence a todos os brasileiros. Não há mantra nessa história de privatização dos Correios, mas sim o interesse econômico de alguns – banqueiros, especuladores e concorrentes - tentando prevalecer sobre o interesse dos demais brasileiros.
 
Direção Nacional da ADCAP

Acompanhe as publicações da campanha Todos Pelos Correios, disponíveis no site www.todospeloscorreios.com.br e nos perfis de redes sociais - FacebookInstagram e Twitter.
 
#TODOSPELOSCORREIOS!
 
ASSOCIAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DOS CORREIOS REGIONAL MINAS GERAIS - ADCAP MINAS
Rua Boaventura, 231- sala 303 - Bairro Indaiá - Belo Horizonte - MG - 31270-020
(31) 2514-6354  |  (31) 99211-0489 
imprensa@adcapmg.com.br |   www.adcapmg.com.br
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário