quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Ação da PF contra pedofilia cumpre mandados em Montes Claros - OPERAÇÃO GLASNOST

Está sendo deflagrada pela Polícia Federal, no dia de hoje, a OPERAÇÃO GLASNOST, uma das maiores operações de combate à pedofilia já realizadas no Brasil
O nome da operação, “GLASNOST”, termo russo que significa “transparência”, foi escolhido porque a maior parte dos indivíduos investigados se utilizava de um site hospedado na Rússia para a divulgação de fotografias de menores na internet, bem como para o estabelecimento de contatos com outros pedófilos ao redor do mundo.
A investigação foi realizada ao longo de dois anos, tendo sido identificada quase uma centena de indivíduos brasileiros, envolvidos com a produção e o compartilhamento de imagens relacionadas à exploração sexual de crianças e adolescentes na internet. Mais de duzentos suspeitos continuam sob investigação.
Os investigados compartilhavam fotos e vídeos de crianças, adolescentes e até de bebês, muitos deles sendo abusados sexualmente por adultos, e as enviavam para seus contatos no Brasil e no exterior.
Dentre os suspeitos já foram identificados, até o presente momento, três abusadores sexuais, sendo que um deles abusava sexualmente da própria filha, de apenas cinco anos de idade, e compartilhava imagens destes abusos na internet, com outros pedófilos ao redor do mundo.
Em todos os casos em que foram identificados abusadores sexuais foram tomadas providências imediatas, a fim de que os abusos fossem prontamente interrompidos.
Há também brasileiros residentes nos Estados Unidos que estão sendo investigados, com a colaboração do FBI.
Entre os indivíduos investigados na presente operação há pessoas de todas as idades e profissões, incluindo um Policial Militar, um oficial da Aeronáutica, vários professores, bem como um chefe de grupo de escoteiros.
Cerca de 350 Policiais Federais estão participando diretamente da deflagração da operação, que está sendo realizada nos Estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Alagoas, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Bahia, Goiás e no Distrito Federal.
Todo o material coletado durante o cumprimento dos mandados de busca será periciado a fim de que sejam identificados abusadores e produtores de material pornográfico infanto-juvenil, servindo ainda de base para o início de novas investigações.
O resultado final da operação, incluindo o número de pessoas presas em flagrante durante o cumprimento das medidas, deverá ser divulgado no final do dia.
A coordenação nacional da operação está a cargo da Superintendência de Polícia Federal em Curitiba, na pessoa do Delegado de Polícia Federal Flávio Augusto Palma Setti.
Será realizada uma coletiva de imprensa no dia 19/11/2013, às 10:30, no auditório da Superintendência de Polícia Federal em Curitiba, onde serão repassados maiores detalhes acerca das investigações.
Informação de Gissele Niza

Nenhum comentário:

Postar um comentário