sábado, 23 de novembro de 2013

JORNALISTA É PRESO EM JAÍBA DURANTE REUNIÃO QUE CASSOU MANDATO DO PREFEITO

O jornalista Nezinho Costa, ex-presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Codema) de Jaíba, foi liberado minutos atrás após ter sido preso na cidade de Jaíba. Ele veio para a delegacia de polícia em Janaúba, onde, nos finais de semana funciona o plantão regionalizado.
De acordo com apurações do site do jornalista Oliveira Júnior, o ex-presidente do Codema de Jaíba, Nezinho Costa foi detido, segundo a Polícia Militar, na noite de ontem, sexta-feira, dia 22 de novembro, em Jaíba por desacato à polícia. Após prestar depoimento na Polícia Civil em Janaúba, Nezinho Costa foi liberado no início da madrugada deste sábado, dia 23.
A prisão decorreu após a reunião da Câmara Municipal de Jaíba, onde, por 9 votos a 4, os vereadores cassaram o mandato do prefeito Jimmy Murça depois da leitura de relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre irregularidades na administração. A reunião foi durante o dia e noite.
A Câmara Municipal de Jaíba foi isolada pela Polícia Militar com reforços do 51º Batalhão da Polícia Militar de Janaúba, desde o início da semana quando, em outra reunião, houve a prisão de uma mulher. O reforço policial foi em decorrência da ameaça de invasão à Câmara Municipal por aliados dos envolvidos nas denúncias analisadas pela CPI.
O vice-prefeito Enoch Vinícius Lima, irmão do ex-prefeito Wellington Pacífico Campos Lima (impedido de ser candidato a prefeito pelo fato de ter prestação de contas rejeitadas) deverá tomar posse no cargo às 10h da manhã deste sábado, dia 23.
Enoch foi lançado candidato a vice, em outubro de 2012, poucos dias da eleição, em substituição a Jimmy Murça que assumiu a condição de candidato a prefeito diante da impugnação da candidatura de Wellington que, com a situação, negociou a candidatura do irmão (que foi assessor de Wellington) na chapa majoritária, inclusive com o apoio do então prefeito Sildete Araújo (Detim), que era candidato à reeleição e se retirou da disputa. O terceiro candidato, Reginaldo, perdeu a eleição.
O prefeito Jimmy Murça teve o mandato cassado, de acordo com a CPI, em três situações: favorecimento em licitação no transporte (envolvendo o irmão do ex-prefeito Detim), funcionários fantasmas e nepotismo. Parte das denúncias foi formulada por servidores nomeados e exonerados por Jimmy Murça e que teriam ligação com o vice-prefeito Enoch Vinícius e com o ex-prefeito Wellington Lima.
O prefeito Jimmy Murça sempre negou as acusações e diz que foi vítima de um golpe de pessoas que teriam 'furtado' documentos da administração.
PRESO, ALGEMADO E LEVADO DE JAÍBA PARA JANAÚBA EM CARRO DA PM
Em nota publicada na rede social, o jornalista e ex-presidente do Codema de Jaíba, Nezinho Costa, cita que foi algemado pelas costas, jogado no fundo de camburão (veículo) da PM (Polícia Militar), por mais de cem quilômetros (aproximadamente 150 quilômetros, ida e volta à Janaúba). Nezinho relata ainda que o condutor da viatura fez questão de saltar todos os quebra-molas do caminho, mais de 20, e “depois ainda levou-me ao Hospital Regional de Janaúba, para fazer exame de corpo de delito, deixando-me exposto na recepção do hospital, ainda algemado. Não satisfeito, conduziu-me a um Posto Policial, onde fui fotografado, sob a pesada gozação, para publicação no site da PM”.
O ex-presidente do Codema foi levado à Delegacia de Plantão da Polícia Civil (em Janaúba), onde o policial militar o denunciou por desacato à autoridade. “Cumpri com o meu dever. Exerci minha profissão. Estou tranquilo”, explicou Nezinho Costa. Defensores do jornalista e ex-presidente do Codema informaram que encaminharam denúncia sobre a prisão de Nezinho Costa á Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa de Minas Gerais e o assunto poderá ser debatido na segunda-feira pelos deputados estaduais.(*com informações do jornalista Luís Cláudio Guedes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário