quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Francisco Sá (MG), MPMG e PM desarticulam três grupos criminosos que atuavam no tráfico - Vinte e nove criminosos foram detidos durante operação no Norte de MG. Detento comandava tráfico de drogas de dentro de presídio em MG.

Materiais apreendidos durante a operação (Foto: Divulgação / Polícia Militar)Materiais apreendidos durante a operação (Foto: Divulgação / Polícia Militar)

Três grupos criminosos, que atuavam no tráfico de drogas em Francisco Sá (MG), foram desarticulados pelo Ministério Público e Polícia Militar na operação “Brejo das Almas”, realizada nesta quarta-feira (27). As investigações demonstraram que o líder de um dos grupos dava ordens de dentro de um presídio; 29 pessoas foram detidas e foram apreendidas três armas de fogo, uma carabina de pressão, cinco celulares, crack, maconha e R$ 841.
“Essa pessoa [líder] é parente de um dos envolvidos que foi detido em Francisco Sá e está presa em Montes Claros (MG) e, por meio de telefone celular, repassava os comandos e dava as orientações, fazendo toda essa atuação intelectual da organização criminosa”, esclarece o promotor Danie Piovanelli.

Segundo o MPMG, inicialmente estavam sendo feitas três investigações, que tinham como alvos cada um dos grupos. “Além da estrutura interna de cada um dos núcleos, eles se comunicavam para dividir a cidade em pontos de tráfico. Na verdade, eles dividiram o município e cada um fazia a distribuição de um tipo de droga em bairro previamente conveniados”, esclarece.

Daniel Piovanelli afirma também que para tentar se eximir das punições, os chefes de cada um dos grupos determinavam que os adolescentes fizessem a venda das drogas. Os jovens têm em média 14 anos, mas foi identificada a participação de menores de 12 anos.
“As operações são perenes, mas percebemos que o tráfico havia ganhado certa proporção que demandava uma atuação um pouco mais focada e efetiva de combate, não só ao tráfico, mas como a todos os crimes ligados a ele, como tentativa de homicídio, lesão corporal, disparo e porte de arma de fogo”, diz o promotor.

As prisões foram realizadas em Francisco Sá, onde os núcleos atuavam, e em Montes Claros, onde estavam os fornecedores das drogas. “Tivemos um êxito grandioso na operação, contamos com um efetivo de 90 policiais militares e quase 30 pessoas presas, o que demonstra a resposta para a segurança pública do município e que a população pode contar com os órgãos de segurança pública”, fala o comandante da 11ª Região da Polícia Militar coronel César Ricardo de Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário