quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

NOTA BANCADA DO NORTE - ALMG

 Nota Bancada do Norte

A Bancada do Norte, que sempre uniu esforços em defesa dos interesses da região, reafirma que a  Ponte sobre o Rio São Francisco é uma demanda antiga dos moradores, que reivindicam as obras desde 1950, e que a viabilização da sua construção, por meio de recursos do Termo de Medidas de Reparação da Vale é resultado de uma ação conjunta entre a Assembleia Legislativa, governo Estadual, lideranças regionais e instituições, que consolidou uma luta de anos em favor do desenvolvimento regional.
O Acordo assinado com a Vale foi amplamente discutido na Assembleia Legislativa e a destinação dos recursos foi aprovada pelas deputadas e deputados, com base não só nas necessidades de reparação ambiental e socioeconômica do estado, mas também nas demandas reprimidas das regiões.
Com o empenho desta bancada, juntamente com os deputados mineiros federais, as Associações Regionais e diversas instituições, com destaque para o Ministério Público, conseguimos, juntos, não só garantir a aprovação do acordo, mas também fazer com que  importantes demandas da região fossem contempladas nele. 
E aqui, se faz necessário e justo destacar a atuação fundamental do Procurador Geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, cuja atuação sempre esteve  voltada para solução de conflitos e problemas  históricos da região, e, antes mesmo das premissas do Acordo da Vale já defendia os interesses dos povos sofridos desta região . 
Por meio deste acordo, conseguimos viabilizar a construção de três pontes sobre o Rio São Francisco, esta, entre São Francisco e Pintópolis e outras duas, uma que liga Manga a Matias Cardoso e outra em São Romão, além da pavimentação do trecho de 73,1 quilômetros entre Urucuia e Pintópolis. 
As obras, previstas para começar ainda este mês, vão beneficiar mais de 1 milhão de pessoas e impactar toda a região, ao ligar o Norte ao Noroeste de Minas, ao Distrito Federal e ainda criar um corredor modal rodoviário que ligará o Centro-Oeste até a BR-116, que corta o Nordeste do país. Essa ampliação do acesso vai impactar diretamente a atividade econômica local, facilitando a circulação de pessoas, o escoamento da produção, e gerar renda e qualidade de vida para toda região. 
Somos gratos por todo o esforço das nossas lideranças locais e pelo empenho de todos que trabalharam juntos em favor desta e de outras causas do nosso Norte,  e, de modo especial, ao Procurador Geral Jarbas Soares pelo papel preponderante e equilibrado na condução deste processo, e esperamos  que a aplicação desses recursos ajude a reparar também o tempo de espera da nossa gente pela consolidação desse sonho.
Tadeu Martins Leite (MDB), Arlen Santiago (PTB), Carlos Pimenta (PDT), Gil Pereira (PP), Leninha (PT), Virgílio Guimarães (PT), Zé Reis (PODEMOS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário