Nesta quarta-feira, 18, é celebrado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. A Secretária de Saúde (SS), da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por intermédio do Departamento de Saúde Mental realizará, a partir da próxima segunda-feira, 16, uma série de eventos voltados à conscientização sobre os tratamentos mentais e comemorações pela extinção dos manicômios.
Rodas de conversas, oficinas de música e teatro, exibições de filmes e palestras serão realizadas no Teatro Paschoal Carlos Magno e no Anfiteatro João Carriço. Fechando as celebrações, no dia 18, teremos uma live, às 14h, com o tema: Saúde Mental se faz com o povo: por um SUS Antimanicomial, com participações de Joana D’Arc Zanelli (Subsecretária de Assistência à Saúde de Juiz de Fora), Ana Pimentel (Médica Sanitarista), Luiz Gibier de Souza (Psicólogo, professor da UFJF) e da mediadora Rosane Jacques Rodrigues (Gerente do Departamento de Saúde Mental).
A programação completa com todos os endereços e horários das atividades realizadas está disponível no fim desta matéria.
O psicólogo do Centro de Convivência e Cultural Recriar da PJF, Conrado de Oliveira destaca a importância da mobilização da sociedade na luta antimanicomial. “Os usuários dos serviços de saúde mental, amigos e familiares, trabalhadoras e trabalhadores de saúde mental devem se juntar nesta semana para fortalecer a luta antimanicomial. Porém, a luta antimanicomial se faz com o povo e é de todas, todos e de cada um que indigna com a exclusão representada por todas as formas de manicômio ainda presentes no cotidiano”.
O psicólogo reitera ainda o teor de repúdio desta data contra as histórias dos manicômios em nosso país. “Mais uma vez estamos aqui para denunciar a hipocrisia dos saudosos da indústria da loucura e anunciar nosso sonho real do cuidado em liberdade, dignidade, autonomia. Por uma sociedade sem manicômios”.
No mesmo caminho, a gerente do Departamento de Saúde Mental, Rosane Rodrigues destaca a importância do movimento antimanicomial. “O Movimento da Luta Antimanicomial leva a sociedade a refletir que, como todo cidadão, estas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, à escolha de tratamento, ao direito de viver em sociedade, sem que para isto tenham que ter seus direitos violados”.
Roseane reforça ainda a necessidade de fortalecer esta luta. “O intuito do Movimento é fortalecer nossos laços de pertencimento, reafirmar as histórias de vida fora dos muros que aprisionam, é cantar a liberdade, sempre! É reafirmar o nosso compromisso com o SUS e o nosso desejo por um SUS mais forte, cada vez mais forte! Por um SUS antimanicomial, que não se comprometa com serviços que violem direitos”.
Programação
16/05 - Segunda-feira
Teatro Paschoal Carlos Magno
9h
Evento: Oficina de Música
Endereço: Rua de Gilberto de Alencar, 1 Centro, Juiz de Fora
14h
Evento: “Cine Mental” : “A Saúde Mental em Cartaz”
Filme: Morar em liberdade: retratos da reforma psiquiátrica brasileira (2019, Fiocruz)
Produções TiVi Piraí
Endereço: Rua de Gilberto de Alencar, 1 Centro, Juiz de Fora
17/05 - Terça-feira
Teatro Paschoal Carlos Magno
9h
Evento: Oficina de Teatro do Oprimido, “Reconquistando a palavra, a imagem e o som”
Endereço: Rua de Gilberto de Alencar, 1 Centro, Juiz de Fora
14h
Evento: Atelier de produção artística
Endereço: Rua de Gilberto de Alencar, 1 Centro, Juiz de Fora
Anfiteatro João Carriço
Evento: Discussão clínica: “Entre Nós” : saúde mental em rede
14h
Tema: Caps, dispositivo estratégico da raps: Desafios e perspectivas frente à conjuntura atual
Palestrante: Leandra Mara de Vilhena Melo Vidal
15h30min
Tema: Cuidar em Saúde Mental: Relatos de experiências com a intersetorialidade
Palestrante: Luiz Carlos Felicio Carvalho
Endereço: Av. Rio Branco, 2234 - 2 º andar - Centro - Prédio da Câmara Municipal
18/05 - Quarta-feira
Teatro Paschoal Carlos Magno
9h
Evento: Roda de Conversa “Acorda, amor! O manicômio quer voltar! Fortaleça a luta
antimanicomial!”
Endereço: Rua de Gilberto de Alencar, 1 - Centro - Juiz de Fora
11h - Ato político
Live: Saúde Mental se faz com o povo: por um SUS Antimanicomial
14h
Participações:
Joana D’Arc Zanelli (Subsecretária de Assistência à Saúde de Juiz de Fora)
Ana Pimentel (Médica Sanitarista)
Luiz Gibier de Souza (Psicólogo, professor da UFJF)
Mediação:
Rosane Jacques Rodrigues (Gerente do Departamento de Saúde Mental)
Todos os dias:
Exposição das produções artísticas: Nos trilhos da memória da luta antimanicomial no Saguão do Teatro Paschoal Carlos Magno
https://pjf.mg.gov.br/noticias/view.php?modo=link2&idnoticia2=75241
Nenhum comentário:
Postar um comentário