sábado, 22 de março de 2014

PROMOTOR DE JUSTIÇA CITA QUE OS CASOS DE CRIMINALIDADE EM JANAÚBA SÃO PREOCUPANTES

Foto Oliveira Júnior
Na reunião com os vereadores, Promotor de Justiça alerta sobre o aumento da criminalidade e a superlotação no presídio de Janaúba.

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – A violência e a criminalidade em Janaúba são pontos sensíveis e causam preocupação para a sociedade. Esse fato foi alertado pelo Promotor de Justiça Bruno Muller de Oliveira, da Comarca local, durante reunião das comissões da Câmara de Vereadores deste município na segunda-feira, dia 17 de março. “Segundo dados da Polícia Militar, aqui em Janaúba há mais roubos do que em Montes Claros em se tratando de números reais”, mencionou o representante do Ministério Público.
 Presidindo a reunião conjunta das comissões, o vereador Armando Peninha Batista informou que a Câmara Municipal de Janaúba tem manifestado constantemente sobre a violência, inclusive há poucos dias foram relatados aos dirigentes da Polícia Militar e da Polícia Civil, em reunião ordinária do legislativo, casos violentos e até atitudes que afrontam o sistema de segurança pública.
O Promotor de Justiça chamou a atenção para o caso de falta de espaço para abrigar os presos condenados. O presídio de Janaúba tem a capacidade para 60 presos e no início desta semana abrigava 204 detentos, ou seja, uma superlotação de 240%. Isso traz consequências, pois alguns infratores presos por crime de roubo a mão armada e com pena de 6 a 8 anos vêm cumprindo a punição no sistema de prisão domiciliar, quer dizer, ficam em casa. Há casos de que alguns deles não hesitam e saem para praticar crimes.
Perante os vereadores, o promotor Bruno Muller entende que deve ser adotadas medidas urgentes para inibir a violência e a criminalidade. Além das ações sociais, o representante do Ministério Público sugere a construção de mais três ou quatro celas no presídio de Janaúba e a implantação do sistema Apac, espécie de cadeia sem cela, onde o preso de bom comportamento e que não seja criminoso possa cumprir a pena e ao mesmo tempo estudando e trabalhando no próprio sistema.
A implantação do centro socioeducativo é outra atitude para mudar a situação preocupante pela qual Janaúba enfrenta. Segundo o promotor Bruno Muller, há menor que detém mais de 30 roubos a mão armada. Isso implica em dizer que Janaúba está absorvendo os problemas de cidade grande, mas com estrutura de cidade pequena. (Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Janaúba)

Nenhum comentário:

Postar um comentário