
É comum que algumas pessoas adquiram posturas deficientes, que além de serem esteticamente desagradáveis podem gerar um grande problema muscular, ou pior, de coluna, que pode demandar muito tempo de terapia e ajuda de especialistas para corrigi-lo.
Tais problemas consistem em ombros encurvados e a cabeça inclinada para frente, por exemplo, e costumam gerar uma dor que começa de maneira leve e pouco a pouco se torna pior.
Se você sofre com esse problema ou qualquer outro relacionado e deseja corrigi-lo, é indispensável praticar alguns exercícios, tais como:exercícios de treinamento de força, para tornar os músculos frágeis mais fortes e exercícios de alongamento para as regiões que estiverem mais comprimidas.
A seguir, falaremos sobre alguns dos exercícios ideais para corrigir por completo a postura. É preciso começar aquecendo os músculos, isso pode ser feito com corridinhas rápidas de um lado a outro durante 10 minutos, sem parar. Depois, pratique um dos exercícios que descreveremos abaixo e que são recomendados para corrigir a postura:
1º Exercício
Esse exercício focará muito na correção de ombros encurvados. Deite de barriga para baixo sobre uma superfície cômoda, mas totalmente plana. Depois, com um movimento simples, levante a parte superior do seu corpo, incluindo os braços, e faça isso tão alto o quanto você puder se esforçar e enquanto a posição continuar cômoda.
Depois junte as omoplatas e pressione-as. Procure manter essa posição durante no mínimo 3 segundos. Depois, inspire e volte à posição inicial (plana). Repita o exercício de 15 a 20 vezes.
Para seguir com o exercício, deite com as costas voltadas para a superfície escolhida e eleve as pernas mantendo-as o mais retas possível. Com esse exercício será possível aumentar a força dos músculos abdominais e da pelve. Depois, abaixe lentamente as pernas até chegarem o mais próximas possível do chão, se tocá-lo e sem tirar as costas do chão. Quando sua perna estiver o mais baixa possível, mantenha a postura durante 3 segundos e depois levante novamente as pernas. Repita o exercício de 10 a 15 vezes.
Por fim, ainda de costas no chão, coloque uma bola de estabilidade na metade da coxa e aperte-a o mais forte que puder. Mantenha essa postura durante 5 segundos e repita o exercício de 10 a 15 vezes.
2º Exercício
Outro exercício que poderá te ajudar a corrigir a postura é o seguinte: de costas no chão, dobre os joelhos e movimente-os em direção ao peito o mais lentamente possível, faça o exercício cuidadosamente, do contrário é possível sofrer lesões. O objetivo desse exercício é alongar a parte inferior das costas, e a postura deve ser mantida durante 20 segundos. Repita o exercício 5 vezes.
3º Exercício
Nesse exercício será preciso fazer novamente uso da bola de estabilidade: o que você tem de fazer é sentar-se em cima da bola, o mais reto possível, com as pernas levemente abertas formando um “v”. Seguindo com o exercício, incline-se lentamente para frente até que sintas um alongamento dos isquiotibiais. Procure manter essa postura durante 30 segundos.
4º Exercício
Esse exercício deve ser feito da seguinte maneira: pare em frente a uma porta e apoie seu braço direito nela de maneira que seu cotovelo fique dobrado, formando um ângulo reto. Depois coloque o pé esquerdo para frente e gire-o para a esquerda até sentir um estiramento no músculo de seu peitoral direito. Depois gire e mude de braço e de perna para conseguir o mesmo estiramento também no peitoral esquerdo.
Para terminar, aconselhamos que se sente e permaneça sempre com a postura reta, ereta. É importante manter o máximo de tempo os músculos abdominais pressionados e o quadril assentado de maneira natural, sem nenhum tipo de esforço. Os ombros e o pescoço devem estar sempre um pouco para trás, porque a medida que começamos a incliná-los para frente nossa postura piora, o que faz com que se torne cada vez mais difícil corrigi-la. Ou seja, devemos ser totalmente conscientes desses efeitos, principalmente quando nos sentamos em frente a um computador ou a qualquer dispositivo móvel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário