quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Como perfumar o cabelo naturalmente?


O óleo de Monoi de Tahiti é muito hidratante, protege nosso cabelo dos raios solares e tem um aroma similar ao da baunilha. Aplicado com frequencia, pode nos ajudar a evitar o uso de máscaras
Como perfumar o cabelo naturalmente?

O cabelo é uma parte de nosso corpo que está sempre exposta, por isso, absorve odores (tabaco, suor, etc.) com muita facilidade, e nem sempre temos a oportunidade de lavá-lo.

Mesmo que cada vez mais perfumes especiais para o cabelo sejam comercializados, nesse artigo falaremos sobre algumas alternativas para que você prepare seus próprios perfumes para o cabelo ou opte por perfumes naturais, com deliciosos aromas frutados, exóticos e florais.
Todas as receitas não contêm álcool, que resseca o cabelo, e além disso, apresentam propriedades terapêuticas que beneficiarão seu cabelo.

Óleo de Monoi de Tahiti para o cabelo

Esse óleo é um produto natural excelente, que podemos usar tanto no corpo quanto no cabelo. É obtido a partir da maceração de flores de tiaré (gardenia tahitensis) e de óleo de coco, o qual confere um aroma exótico muito especial, similar ao da baunilha.
Recomendamos essa receita especialmente para os verões, já que além de perfumar o cabelo nos ajudará a dar-lhe suavidade e brilho, além de protege-lo dos raios solares.
Além disso, esse óleo oferece vitamina E, um poderoso antioxidante. Hidrata e repara o cabelo com profundidade, por isso o usarmos frequentemente não precisaremos aplicar máscaras depois da lavagem.
Mas atenção, esse óleo não é recomendado para cabelos oleosos.
óleo natural para manter o cabelo perfumado

Águas florais

São obtidas através da destilação de plantas no processo de extração dos óleos essenciais. Ou seja, é a água que sobra ao preparar o óleo, e que contém os elementos hidrossolúveis da planta, oligoelementos e uma pequena quantidade do óleo essencial. Por isso, conservam parte do aroma das flores e propriedades, porém, de maneira mais leve, ou seja, menos concentrada.
Atualmente esse tipo de tratamento não é muito conhecido, porém, é utilizado de maneira terapêutica desde a antiguidade. As mais recomendadas são as seguintes:

  • Hidrolato de flores de laranjeira: a flor de laranjeira tem um aroma muito especial e sedutor, com propriedades relaxantes. Além disso, quando age sob o couro cabeludo, regula a secreção sebácea.
  • Hidrolato de alecrim: o alecrim é usado desde sempre para a saúde e beleza capilar, já que é capaz de melhorar a circulação, prevenir a queda de cabelo e regular problemas no couro cabeludo. Além disso, é um ótimo limpador e tem um aroma de ervas muito refrescante.
  • Hidrolato de hortelã-pimenta: é a opção mais refrescante, ideal para estações quentes, como o verão, em que o couro cabeludo transpira com mais facilidade. Além disso, nos ajuda a prevenir o surgimento de caspas.
É fundamental nos assegurarmos da qualidade e pureza das águas florais, já que existem no mercado muitas essências artificiais vendidas como naturais.

Água de rosas

A agua de rosas é a água floral por excelência, usada tradicionalmente, principalmente na cultura indiana. Tem um aroma delicado e muito feminino.Além disso, atua no equilíbrio, regeneração a como antioxidante. Também a recomendamos em ocasiões íntimas e especiais, já que tem propriedades afrodisíacas.
Água de rosas para manter o cabelo perfumado

Infusão concentrada de lavanda

A lavanda tem um potente efeito para limpar e relaxar, além de um aroma delicioso, por isso, a usaremos para perfumar os cabelos de uma maneira muito simples, preparando uma infusão concentrada de suas flores. Esse perfume é muito suavee ideal para usarmos várias vezes durante o dia, inclusive em crianças.

Óleos essenciais

Sem dúvida a maneira mais simples de preparar seus próprios perfumes naturais para o cabelo, é usando os óleos essenciais dos aromas que você mais goste. Basta por algumas gotas e um pouco de água, agitar bem e borrifar no cabelo. Recomendamos alguns:
  • Ylang-ylang: um aroma floral intenso com propriedades afrodisíacas;
  • Tangerina: muito doce e refrescante, além de ter propriedades relaxantes que melhoram o humor e oferecem alegria;
  • Bergamota: a bergamota é o segredo que dá um sabor característico ao chá preto. Possui um aroma muito especial e propriedades antidepressivas;
  • Jasmim: suave, delicado e relaxante, combina muito bem com outros aromas;
  • Limão: o limão oferece a sensação de limpeza e frescor, além de combinar perfeitamente com os aromas cítricos.

Como aplicá-los?

Coloque o perfume que preferir em um frasco com spray e borrife no cabelo a uma distância de uns 20 centímetros, para que o cabelo fique bem uniforme e seja mais fácil penteá-lo e reparti-lo.
Recomendamos que você leve o perfume na bolsa para aplicar quando necessário, por exemplo, depois que o cabelo ficar exposto a odores fortes.
Imagens oferecidas por Ros in wonderland y petalouda62

Nenhum comentário:

Postar um comentário