sábado, 22 de agosto de 2015

ITAITUBA - CPI: APROVADO RELATÓRIO DE DENUNCIAS E PEDE CASSAÇÃO DA PREFEITA ELIENE NUNES POR IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA.

11895936_725180324274151_8787911119574896558_n
Depois de vários desfechos, polemicas, clima de tensão entre os próprios membros da CPI, finalmente a tão esperada aprovação do relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito, criada para investigar irregularidades na gestão da prefeita Eliene Nunes chegou ao final num bom termo.
O relatório que havia sido oficialmente entregue dia 10 deste mês ao presidente Isaac Dias, foi aprovado por três votos favoráveis e uma abstenção do vereador Dadinho Caminhoneiro , na manhã desta quinta feira dia 20.
O presidente da CPI não tem direito a voto. A Comissão votou favorável ao relatório após o mesmo ser lido na integra com a presença de diversas pessoas no plenário.

11892222_725180424274141_8498427035638505871_n
O relator Luiz Fernando Sadeck leu item por item todos os detalhes das oitivas que foram feitas com secretários de governo, diretores, conselheiros e etc. Por entender que em face do que considera provas robustas que incriminam a prefeita Eliene Nunes, o relator em sua análise final, recomendou no relatório com calhamaços de anexos de fotos e notas fiscais, que o MPF, MPE, TCM e demais órgãos competentes cassem a prefeita por improbidade administrativa.
Após sua aprovação, o relator antes de repassá-lo ao presidente da CPI Isaac Dias, fez um desabafo e emocionado chorou ao comentar que foi muito difícil, e complexo a CPI avançar e chegar a uma conclusão sendo esse um fato inédito na História política de Itaituba.

A prefeita teve amplo direito de defesa mas nunca se fez presente para depor na CPI. Peninha explicou que de fato a Câmara não tem poderes para cassar apenas pelos resultados do que foi apurado pela CPI, mas que assegura que o que está contido no relatório tem provas mais do que suficientes para comprovar que a gestão municipal cometeu improbidade administrativa com desvio de recursos, esquentamento de notas, superfaturamento e outras irregularidades encontradas no decorrer dos depoimentos .
Plenário com poucas pessoas, mas a imprensa esteve presente.
11921777
Lido todo o Relatório, o mesmo foi à votação

Além de punição para a prefeita e os demais envolvidos nas denuncias , a CPI também pediu punição aos componentes do Conselho do Fundeb e da merenda escolar por entender que todas as irregularidades encontradas em relação ao Fundeb contou com a conivência dos mesmos haja vista que direta ou indiretamente todos terem vinculo com a administração. O que a CPI também achou estranho é que os Conselhos não detectaram erros grotescos, primários na prestação de contas da prefeitura e que foram detectados facilmente pela CPI no que concerne a compra de merenda escolar, aluguel de veículos.
Presidente da CPI cumpriu todos os trâmites legais para aprovação do Relatório
O presidente da CPI Isaac Dias, por sua vez disse que quando questionava, jamais tentou travar o andamento da CPI, mas apenas estava tendo cuidado para que tudo transcorresse com lisura e transparência, inclusive, elogiou o trabalho do relator que em sua opinião está bem embasado. Yamax Prado disse que o papel de investigar e recomendar a cassação já foram feito pelos membros da CPI, e que espera que a justiça e o TCM façam sua parte.
Os votos favoráveis foram de Yamax Prado, Nicodemos de Aguiar e Luiz Fernando Sadeck dos Santos.
Entre as irregularidades o relatório denuncia a aquisição de 10 toneladas de bolos, veículos roubado, com documentos atrasados que prestam serviços a merenda escolar, preços exorbitantes na compra de feijão, arroz e outros produtos. Os membros da CPI tem convicção que se a justiça agir de acordo com o que está no relatório inevitavelmente a prefeita Eliene Nunes deverá perder seu cargo.
Pela CPI em si, está não tem poderes para cassar a prefeita, mas se quisessem a exemplo de Novo Progresso que poderiam constituir uma Comissão processante e levar a plenário uma votação para cassar a prefeita de forma direta com o votos dos 15 integrantes do Poder legislativo.
Fonte: https://www.facebook.com/foraelienenunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário